A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana Maria Di Renzo, acompanhou o governador Pedro Taques na recepção a uma delegação de representantes da Itália liderada pelo embaixador no Brasil, Rafaelle Trombeta, nesta quinta-feira (3). Entre os assuntos discutidos, o governador destacou o interesse mútuo em ampliar as relações comerciais e culturais entre Mato Grosso e Itália.
“A reunião foi bastante produtiva, primeiro porque o Governo do Estado de Mato Grosso envolve e convida a Unemat para estas parcerias internacionais. Esse é um ponto positivo, a abertura que estamos tendo, a valorização da própria Universidade nesse contexto”, afirma Ana Di Renzo. “O segundo ponto é a oportunidade ampliar nosso leque de pesquisa, extensão e ensino com parcerias internacionais, trocando experiências de ações e projetos que tenham positividade nos seus efeitos, que a gente possa se valer para pensar alternativas para os nossos”, explica a reitora.
“Discutimos diversos temas que podem ser ampliados com a colaboração da embaixada italiana, como o interesse em projetos de infraestrutura, agricultura familiar, e ainda o fomento à cultura, uma vez que temos uma comunidade italiana bastante forte em Mato Grosso”, afirmou Pedro Taques, que propôs ainda a realização em conjunto com a representação diplomática italiana de um evento cultural de intercâmbio para o próximo ano, em Cuiabá.
“A forma como a Itália trabalha as pequenas propriedades, gerando emprego e renda e melhorando as condições do trabalhador a partir dessas pequenas propriedades, trabalhando muito bem a transferência de tecnologia. Outra área especialmente importante é o agronegócio, já que na fabricação de implementos agrícolas a Itália também é exemplar em relação ao mundo”, destaca a reitora da Unemat.
O embaixador Rafaelle Trombeta agradeceu a receptividade e informou que um dos passos para fortalecer essa cooperação mútua será o envio de uma missão empresarial italiana a Mato Grosso, ainda neste ano. “Temos muito interesse em aprofundar essa relação com Mato Grosso, um estado com muito potencial. Queremos apresentar nossas experiências em pequenos e médios empreendimentos, energia renovável e também atrair mais acadêmicos ao nosso país”, reforçou o diplomata, destacando que há diversas empresas interessadas em conhecer o potencial econômico do estado.
“Há a questão principal, da educação. A possibilidade da oferta de língua italiana é fantástica. Quanto mais línguas nós sabemos, mais cultura e mais oportunidades possuímos. Isso abre pra que discutamos grupos de pesquisa não só na área da agricultura familiar e do agronegócio, mas também da educação. Há muitas possibilidades e expectativas que um evento como esse gera”, explica Ana di Renzo.
Além da reitora da Unemat, acompanharam a visita da representação italiana o cônsul Michele Pala; o diretor do Instituto Cultural Brasil-Itália, Renato Poma; o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália em Mato Grosso, Mario Buri; os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura; de Cultura, Esportes e Lazer, Leandro Carvalho; e Rita Chiletto, secretária adjunta de Assuntos Internacionais da Casa Civil.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24796 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária