O curso de Jornalismo da Unemat de Alto Araguaia vai representar o estado de Mato Grosso no 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Ao todo, são oito alunos e três professores que vão participar do Intercom. O evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 04 a 07 de setembro, e terá como tema “Comunicação e Cidade Espetáculo.
Após participarem e conquistarem cinco prêmios no Congresso Regional da Intercom, em Campo Grande - MS, no mês de junho, os jovens garantiram o ‘passaporte’ para a fase Nacional. Agora o desafio será maior, pois vão concorrer com trabalhos de todo o Brasil.
Entre os estudantes, seis concorrerão com cinco trabalhos no Prêmio Expocom (XXII Jornada de Pesquisa Experimental em Comunicação), disputando em três categorias distintas nas modalidades Projeto de Assessoria de Imprensa, Reportagem em Jornalismo Impresso, Ensaio Fotográfico Artístico, Fotonovela e Roteiro de Não-Ficção. Enquanto dois alunos irão apresentar um artigo no Intercom Júnior (XI Jornada de Iniciação Cientifica em Comunicação).
Para o estudante Caio Higor da Silva Alvarenga, carioca, do sexto semestre de Jornalismo, o evento é novidade. “Estou feliz por participar pela primeira vez e poder representar a Unemat e o estado de Mato Grosso. Poder levar um pouco do que produzimos aqui em um evento de nível Nacional é gratificante”, afirma Caio. O acadêmico disputará a categoria Roteiro de Não-Ficção.
Já o recém-graduado do curso de Jornalismo, Ronaldo Divino Borges, é veterano em Intercom. Ele já conquistou três prêmios regionais e dois nacionais. Agora irá em busca do terceiro prêmio nacional na Modalidade Ensaio Fotográfico Artístico. “Hoje me sinto tranquilo e preparado para mais uma apresentação de trabalho do Expocom. Nós alunos da Unemat nos tornamos grandes diante das inúmeras faculdades Federais e particulares. Já me sinto vencedor só de participar do evento que além de prêmios nos agrega conhecimento e valores”, completa Ronaldo.
Além desses trabalhos de graduação, três professores tiveram seus artigos aceitos e vão expor o resultado de suas experiências nos Grupos de Pesquisa (GP) do Intercom. Os professores Ana Carolina de Araújo Silva e Eduardo Fernando Uliana Barbosa em co-autoria com o artigo “Jornalismo online ambiental em Mato Grosso: uma análise de notícias sobre desmatamento”; o professor Eduardo Fernando Uliana Barbosa com o artigo “Newsgames: a informação aliada ao entretenimento”, e o professor Lawrenberg Advíncula da Silva com o artigo “Cavalhada de Poconé-MT: tradição medieval, folkcomunicação e espetáculo”.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24790 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária