A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou no começo do mês da 2ª edição do Encontro de Herbários Parceiros do Inventário Florestal Nacional (IFN), desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento ocorreu no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
O objetivo do Encontro foi trocar experiências sobre os trabalhos já desenvolvidos, alinhar procedimentos e construir novas parcerias na identificação das amostras coletadas no IFN. Na ocasião, representantes do SFB se encontraram com curadores de herbários com os quais o Serviço mantém ou iniciará Acordos de Cooperação Técnica para identificação das amostras botânicas coletadas nos inventários que acontecem em diferentes partes do país.
O Herbário da Amazônia Meridional (Herbam) foi representado pela professora Célia Regina Araújo Soares Lopes, fundadora e atual curadora do Herbário, e responsável pela gestão e acompanhamento das atividades do IFN Mato Grosso no herbário.
O Herbam é o único herbário do Mato Grosso e o segundo do Centro-Oeste a participar desta iniciativa, sendo o primeiro o Herbário de Brasília. A responsabilidade do herbário no Acordo de Cooperação Técnica é receber o material botânico coletado pela empresa contratada para realizar o serviço de campo, atestar a qualidade do material e identificar as amostras referentes a 292 pontos amostrais do IFN Mato Grosso. O SFB vai apoiar na adequação do Herbam para o recebimento, identificação e guarda das amostras botânicas coletadas no Estado de Mato Grosso, com aquisição de material de consumo e permanentes.
Para a realização das atividades, desde 20 de julho uma equipe de consultores foi contratada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (do inglês, Food and Agriculture Organization of the United Nations), os quais foram selecionados por meio de editais específicos. Foram selecionados três consultores: a taxonomista e ilustradora Michella Del Rei, mestre em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia; e dois estudantes de graduação do curso de Biologia do Campus Universitário de Alta Floresta da Unemat, Anderson Almeida e Claudielaine Oliveira. Os recursos para do IFN Mato Grosso são do Fundo Amazônia.
“Embora, o Acordo de Cooperação Técnica ainda esteja tramitando, com fase final já na sede em Cáceres, as atividades do herbário iniciaram em outubro de 2014, com o recebimento das amostras. Para o herbário é importante participar do Inventário Nacional, principalmente porque estamos recebendo material coletado em áreas do Mato Grosso em que ainda não havia coleta, podendo trazer muitas novidades para o Estado e até para a ciência”, explica a professora Célia Regina Araújo Soares Lopes. “Teremos a oportunidade de receber taxonomistas de diversos grupos para identificar os materiais coletados. Além disso, é maravilhoso para um botânico participar de um inventário que se preocupa com a identificação das espécies amostradas. Com certeza vai ampliar muito o nosso conhecimento a respeito da flora de nosso estado. Esse é um ganho imensurável”, afirma a curadora do Herbam.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24784 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária