A Universidade do Estado de Mato Grosso participou da audiência com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ocorrida na semana passada, (04) em Brasília. O professor Evaldo Ferreira representou a instituição junto a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
A Abruem foi recebida pelo secretário da Educação Superior, Jesualdo Pereira Farias, pelo ministro Renato Janine Ribeiro e pelo secretário executivo do MEC, Luiz Claúdio Costa. Também estava presente, o deputado federal Alex Canziani. O ministro iniciou a reunião com cumprimentos e passou a palavra ao deputado Alex Canziani, que destacou o momento como importante e histórico, sendo a 1ª audiência da Associação de Reitores com o ministro da Educação no governo da presidente Dilma.
Em seguida, foi dada a palavra à presidente da Abruem, reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, que destacou a expectativa da aproximação entre o MEC e a Associação, além de discorrer sobre os propósitos e objetivos da entidade para colaborar com o desenvolvimento do País e cumprimento das metas do PNE.
A presidente da Abruem também deixou registrado a exclusão das Universidades Estaduais e Municipais de políticas públicas nacionais (exemplo: Programa Incluir, PNAES, Reuni, Mais Cultura nas Universidades, EMBRAPII) e a inconformidade com os cortes ocorridos na educação com impacto sobre programas e políticas nacionais (Parfor, UAB, PIBID, Proap, PróEquipamento), com destaque ao Pró-Equipamento que atinge somente as IES Estaduais e Municipais. E por fim solicitou a retomada dos trabalhos da comissão constituída com representantes do MEC e da Abruem para discutir ações conjuntas.
O ministro Renato Janine Ribeiro declarou conhecer a importância das IES Estaduais e Municipais para a educação superior do País e descreveu o cenário de crise econômica e a necessidade de tirar lições do período. Também comprometeu-se a retomar os trabalhos da comissão MEC/Abruem através da SESU. Ao final da reunião foi entregue um Ofício ao Ministro com as solicitações da ABRUEM.
O professor da Unemat, Evaldo Ferreira, lembrou que o ministro da Educação foi sensível à causa das Universidades Estaduais e Municipais.
Mais informações: http://www.abruem.org.br/
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24784 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária