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Unemat Editora disponibiliza sete e-books gratuitamente
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Unemat Editora disponibiliza sete e-books gratuitamente
05/08/2015 17:30:17
por Lygia Lima

 

A Unemat Editora publicou no primeiro semestre de 2015 sete e-books que podem ser acessados de forma gratuita por meio do homepage da Unemat, no link: http://www.unemat.br/reitoria/editora/?link=catalogo_eletronico . As publicações são frutos de trabalhos de pesquisa de professores e do Programa de Mestrado Profissional em Letras do campus de Sinop.

A assessora de Gestão da Unemat Editora, Maria do Socorro Araújo, explica que a Unemat Editora deve publicar ainda neste ano outras 15 obras que já foram aprovadas pelo Conselho Editorial.  “Algumas obras são publicadas com recursos captados pelos próprios autores, programas de pós-graduação e/ou instituições privadas. Devido ao custo elevado de impressão, a Unemat Editora, bem como várias editoras de outras Instituições de Ensino Superior (IES) estão viabilizando publicações no formato e-book, tornando o conteúdo de livre acesso, possibilitando maior divulgação e circulação do conhecimento”, diz.

Conheça as obras publicadas no primeiro semestre de 2015:

Multiletramentos: Artuculações para/no ensino da leitura e da escrita. Coleção Sala das Letras – Vol. 01

Autor(es): Leandra Ines Seganfredo Santos, Genivaldo Rodrigues Sobrinho, orgs.

A coletânea é resultado do trabalho desenvolvido durante as disciplinas Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita e Estratégias do Trabalho Pedagógico com a Leitura e a Escrita do Mestrado em Letras (Profletras, Unemat, Sinop). Os textos que compõem esta obra são de cunho didático, científico, reflexivo, dispostos em forma de propostas de sequências didáticas que foram concebidas em duplas ou trios e executadas individualmente por cada docente na escola onde trabalha. Após a aplicação das propostas, produziram um relatório crítico, analítico, reflexivo em que apresentam o passo a passo seguido em sala, os resultados obtidos e as limitações encontradas, analisando à luz das teorias estudadas durante as disciplinas cursadas. Por fim, depois de socializarem os resultados com os colegas da dupla ou trio e os demais colegas da turma, produziram um relatório coletivo, apontando aproximações e diferenças no fazer docente nos diferentes contextos. Sete propostas foram elaboradas, culminando em um rico material, em que foram trabalhados os seguintes gêneros textuais: charge, paródia, discurso político, seminário, documentário, fábula e artigo de opinião. A obra traz também o texto Leitura, escrita e escola: ponderações de um grupo de docentes de Língua Portuguesa que analisa como o grupo de docentes compreendia os conceitos de leitura e escrita quando ingressaram no Programa.

Número de páginas: 323 páginas

 

Letramento literário e ensino: versos e prosas. Coleção Sala das Letras – Vol. 02

Autor(es): Luzia A. Oliva dos Santos (Organizadora)

A obra Letramento literário e ensino: versos e prosas, organizado a partir da disciplina Leitura do texto literário, do Profletras/Unemat/Sinop-MT, tem o objetivo de fornecer subsídios aos docentes do Ensino Fundamental e Médio no que se refere à leitura desse gênero na escola. Muitos desafios têm sido colocados aos formadores em vista do crescente acesso aos meios digitais e a ausência de motivação para leitura de livros. Após a reflexão de autores que contribuíram significativamente com a mudança de olhar em direção a essa problemática, os alunos do mestrado profissional em Letras, da Unemat/Sinop-MT, elaboraram propostas de leitura de autores de Mato Grosso e do cânone nacional. Um dos teóricos que guiou o trabalho é Rildo Cosson, que discute a sequência básica e a sequência expandida como estratégias de leitura do texto literário para o alcance do letramento. Não se quer este material um manual de leitura a ser seguido como receita. São possibilidades de leitura e que devem ser tomadas como norteadoras de outras interpretações, a partir da realidade do leitor a ser formado. Deseja-se que os textos possam chegar às salas de aula e transformar a realidade obscura que se tem percebido quando o assunto é formação de leitores literários.

Número de páginas: 216 páginas

 

 

Nossas vozes, nosso chão

Autor(es): Rosana Rodrigues da Silva, Marta Helena Cocco, orgs.

Nossas vozes, nosso chão é o segundo volume de antologia poética comentada, de autoria de um grupo de pesquisadores universitários, movidos pela necessidade de produzir material didático que contemple a poesia produzida em Mato Grosso, sob a perspectiva de análise de aspectos estruturais e culturais. A intenção é que os textos não se dirijam apenas a estudantes de Letras de graduação e pós-graduação, mas que possam servir de material de apoio aos estudantes de ensino médio. Nesta edição, enfatizamos a produção do início e de meados do século vinte. Dentre os autores selecionados, Dom Aquino e Jose de Mesquita representam melhor a estética clássica e em seus textos vislumbra-se a influência das escolas romântica, parnasiana e simbolista. Amélia Verlangiere e Maria Arruda Muller variam entre um estilo clássico e outro moderno. Já Lobivar de Matos é o que melhor adota as propostas modernistas do verso livre e da inclusão de temas populares em seus versos. Esperamos que esta edição promova a circulação de textos importantes da nossa literatura, lançando olhares que ajudem a compreender a produção local como expressões da nossa cultura, da formação das nossas identidades e da sobrevivência da nossa memória.

Número de páginas: 51 páginas

 

Estudos de Literatura: Diálogos, Perspectivas e Tendências

Autor(es): Adriana Lins Precioso, Henrique Roriz Arestrup Alves, Rosana Rodrigues da Silva, orgs.

Esta obra reúne resultados parciais ou finais de projetos associados ao Grupo de Pesquisa Estudos comparativos de literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas CNPq, do curso de Letras Unemat, Campus de Sinop – MT, e também convida pesquisadores de outros grupos, atuantes na área de Literatura, para contribuir com o exercício da investigação do fenômeno literário em diferentes perspectivas. As particularidades do texto literário e suas distintas formas de abordagem analítica têm levado o grupo a dialogar com outros grupos, a pesquisar teorias clássicas e contemporâneas e, sobretudo, dar visibilidade para a Literatura produzida em Mato Grosso. Para isso, nosso trabalho foi dividido em três partes: 1) Exame do texto poético; 2) Exame do texto narrativo e 3) Formação do leitor literário. Esperamos que as obras, discussões e análises apresentadas neste livro possam contribuir para o avanço e fortalecimento dos estudos de Literatura em seus variados desdobramentos.

Número de páginas: 214 páginas

 

Literatura Cabo-verdiana: leituras universitárias

Autor(es): Simone Caputo Gomes, Antonio Aparecido Mantovani, Érica Antunes Pereira (Org.)

Literatura Cabo-verdiana: leituras universitárias reúnem 17 ensaios de pesquisadores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em homenagem aos trinta e nove (39) anos de investigação e trabalho de Simone Caputo Gomes com a literatura e a cultura de Cabo Verde, pioneiro na área. Os artigos abordam autores e obras cabo-verdianos desde o século XIX até a atualidade e dão mostra da importância que os estudos acerca dessas literaturas vêm assumindo nas últimas décadas. Cabo Verde, país africano formado por dez ilhas, tem sido tema de muitas teses e dissertações de cursos de pós-graduação em universidades de vários países. Destacamos algumas, sob a forma de ensaios que contemplam várias obras de Germano Almeida; alguns destaques da Literatura Infantil e Juvenil; as ressonâncias da obra de Manuel Bandeira em textos literários cabo-verdianos; a obra de poesia e prosa de Eugénio Tavares; a loucura na ficção de Dina Salústio e seu poder libertário; as poéticas de Corsino Fortes, Vera Duarte, José Luiz Tavares e Arménio Vieira; Claridade e sua revisitação analítica; os contos de Fátima Bettencourt; a prosa e poesia de Filinto Elísio; a ficção de Virgílio Pires; os contos de Ivone Aida e Orlanda Amarílis; A publicação desta coletânea é, portanto, ímpar na área de Estudos Cabo-verdianos e uma contribuição inestimável aos interessados nas Literatu¬ras Africanas de Língua Portuguesa.

Número de páginas: 206 páginas

 

Histórias nas paisagens do saber das Ciências e Matemática: o entrecruzar das experiências do OBEDUC aos Novos Talentos

Autor(es): Maria Elizabete R. Kochhann, Maria Margareth C. A. Krause, Cláudia L. Negreiros, Éverton N. dos Santos

Neste livro são registradas as ações, produções e reflexões de acadêmicos e docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat (Campus de Barra do Bugres) e de professores da educação básica (Seduc- MT). Todos esses são participantes dos Projetos Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências (Obeduc) e Novos Talentos, implementados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes. As áreas de abrangência desses projetos são as Ciências e a Matemática, as quais contemplam os seguintes temas de investigação: formação inicial e continuada de professores, Avaliação em Larga Escala (ALE) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Número de páginas: 215 páginas

 

Consórcio Intermunicipal de Saúde: Um Estudo em Representações Sociais

Autor(es): José Ricarte de Lima

O trabalho tem sua procedência a partir da necessidade de buscar respostas para algumas questões inerentes ao processo de compartilhamentos das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais no tocante a saúde pública. A proposta foi conduzida procurando entender as relações entre os gestores dos municípios da região objeto do estudo e as possíveis consequências dessas relações. Daí, compreender, os consórcios de saúde como espaços agregadores de perspectivas de um grupo de indivíduos, ou seja, os próprios gestores, que trazem consigo as mais diferentes necessidades captadas no âmbito de suas comunidades. Assim, buscou-se, por meio da teoria das Representações Sociais, identificar e compreender os elementos que compõem as representações sociais dos gestores dos municípios que estão associados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste do Estado de Mato Grosso.

Número de páginas: 159 páginas

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