A ‘Revista Acta Biológica Colombiana’ publicou nesta terça-feira (28) o artigo científico “Orchid bees (Apidae: Euglossini) in a forest fragment in the ecotone Cerrado-Amazonian forest, Brazil”, escrito pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Evandson José dos Anjos Silva, em conjunto com os alunos da pós-graduação do período de 2010 a 2013, José Max Barbosa de Oliveira Junior; Sara Miranda Almeida; Lucirene Rodrigues; e Ailton Jacinto Silvério Júnior.
O artigo, que em português é intitulado “As abelhas-das-orquídeas em um fragmento florestal no ecótono Cerrado-Amazônia, Brasil”, é fruto da disciplina ‘Curso de Campo’ ministrada em Ribeirão Cascalheira, no ano de 2011. A disciplina faz parte da grade do Mestrado e do Doutorado em Ecologia e Conservação da Unemat, campus de Nova Xavantina. O trabalho foi encaminhado à Acta Biológica Colombiana em dezembro de 2013, foi revisado e depois foi aceito em fevereiro deste ano (2015). A publicação está disponível no endereço eletrônico: http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/actabiol/article/view/41122/pdf5.
A foto em destaque, de autoria do professor Evandson Silva, de um macho de Eufriesea surinamensis (Linnaeus, 1758), é uma das 16 espécies de abelhas-das-orquídeas registradas no estudo.
Evandson Silva lembra que o curso de graduação em Biologia da Unemat trabalhará nos mesmos moldes. “O intuito é desenvolver atividades de iniciação científica com os alunos do bacharelado em Biologia visando à publicação de artigos científicos”. No mês de agosto o professor coministrará o ‘Curso de Campo’ na Amazônia mato-grossense, na região de Porto dos Gaúchos, localizada a 663 quilômetros da capital, Cuiabá. Além de professores da Unemat participarão do Curso de Campo professores da Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de Tocantins (UFT); e Universidade Federal de Goiás (UFG).
Evandson José dos Anjos Silva é graduado em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e doutor em Entomologia. O professor da Unemat tem experiência na área de Zoologia e desenvolve pesquisas sobre sistemática, taxonomia e ecologia de abelhas-das-orquídeas (Apidae: Euglossini), de abelhas-sem-ferrão (Apidae: Meliponini) e de vespas sociais (Vespidae) no Cerrado, no Pantanal e na Amazônia. É pesquisador do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia INCT/Cenbam, e Curador da Coleção Entomológica do PPBio/Unemat e da Coleção Zoológica da Unemat (CZUNE), em Cáceres. E também é credenciado como professor do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (Doutorado em Rede - Amazônia Legal). Habilitado como orientador de bolsistas de mestrado e de doutorado do CNPq é credenciado no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ecologia e Conservação da UNEMAT, Campus Nova Xavantina.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24897 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária