A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da administração superior e Campus Universitário Jane Vanini, vai apoiar o projeto piloto do Governo de Mato Grosso que prevê o financiamento de bicicletas, em vinte quatro meses sem juros, a população cacerense.
Pelo acordo firmado entre o reitor Taisir Karim, o presidente da MT Fomento Eder Moraes e o prefeito eleito de Cáceres Ricardo Henry (PP), a Unemat vai ceder as instalações do Campus em Cáceres, para o funcionamento, no período de 25 de novembro e 3 de dezembro, de um posto de recebimento das inscrições dos interessados.
Paralelamente ao período de inscrição, a MT Fomento estará realizando uma pesquisa de opinião na cidade para escolher um nome para o projeto já que ele é inédito e servirá de base para uma versão ampliada que prevê estender o benefício a outras cidades do estado.
O presidente da MT Fomento revelou que o estado dispõe de 2 milhões de reais para serem aplicados na aquisição de três modelos que variam de 150 a 300 reais.Segundo ele, o valor pode até aumentar, mas isto dependerá do numero de inscrições. “Se superar as nossas expectativas iniciais, teremos um forte argumento para viabilizar mais recursos”, otimizou.
De acordo com o prefeito eleito Ricardo Henry (PP), o projeto prevê a injeção de dois a três mil bicicletas na cidade, o que irá representar a renovação da frota e o incremento da economia no setor. “Vamos fomentar o comércio local, pois as bicicletas serão adquiridas em Cáceres, e vamos criar uma nova demanda para as oficinas de reparos, o que redundará na geração de emprego e renda”, explica.
O futuro prefeito de Cáceres argumentou que o projeto por ser inédito, servirá de modelo para o país. “A iniciativa da MT Fomento vai, em curto prazo, ser um modelo para o país e por certo será agregada ao Programa Bicicleta Brasil, um programa do Ministério das Cidades que fomenta o uso de bicicletas como uma forma saudável, econômica e ecologicamente correta”, esclareceu, acrescentando que tão o projeto esteja consolidado será apresentado ao Ministério das Cidades que inclusive possui recursos para a construção de ciclovias e sinalização viária.
Ao justificar a associação da Unemat ao projeto, o reitor Taisir disse que a Universidade apoiará toda e qualquer iniciativa que traga benefícios à população e que contribua com o desenvolvimento do estado. “É um projeto de grande magnitude e que certamente será bem sucedido. Para nós é uma grande satisfação poder estar colaborando”, explicou.
.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24820 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária