Acadêmicos e professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) se reuniram na manhã deste sábado (13/11) no pátio do campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres, 220 km de Cuiabá, com o propósito de discutir os rumos do ensino superior no estado de MT. Uma das finalidades do Encontro da Comunidade Acadêmica da Unemat – “A Unemat que Temos” – é debater de forma democrática e ampla o que a Universidade tem feito pra melhorar a vida da população mato-grossense.
O reitor Taisir Karim, presente na abertura do encontro, disse que nos próximos três dias de atividades do evento os segmentos representativos da Universidade vão discutir o significado das ações institucionais no amplo e diverso cenário do Estado e o futuro de sua atuação junto à sociedade.
“É uma forma de avaliar a Universidade, seu planejamento e transformações, que interferem diretamente na sociedade, um processo que deve ser avaliado permanentemente”, frisa.
O acesso ainda restrito às universidades é apontado por Karim como um dos principais problemas enfrentados no País. De acordo com ele, a Unemat tem obtido êxito na mudança dessa realidade ao atender à população do interior com ensino superior de qualidade.
“Temos que fortalecer esse trabalho a cada dia, com a participação atuante de todos os segmentos da Universidade. E dessa forma, consolidar suas ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.
Abraçar a causa
Um dos organizadores do encontro e acadêmico do curso de Direito, Edno Damascena comenta que o espaço é oportuno à reflexão do conceito de universidade assumido nas ações da Unemat. “A Unemat possui no contexto atual inúmeras possibilidades, e discutir o que vem sendo feito, os erros e acertos, vícios e virtudes podem colaborar com o seu crescimento”, define.
Na avaliação do professor Romir Conde, a universidade ainda sofre de corporativismo e cita como exemplo os incontáveis congressos que discutem a sua condição e sua relação com a sociedade.
“Enquanto isso a vida lá fora acontece. A Universidade, por exemplo, não discute um grande problema do estado: o avanço da fronteira agrícola e as suas conseqüências, uma delas é a intensa migração. Será que isso pode influenciar numa possível divisão do Estado? Esse processo deve ser investigado pela universidade”, alerta o doutor em História.
Preocupar-se tanto com a agricultura familiar como compreender como se organiza o setor de agronegócios no Estado é tarefa da universidade nos tempos atuais, defende Neodir Travessini, pró-reitor de Ensino de Graduação.
“Um curso universitário deve preparar o acadêmico para o exercício técnico de sua profissão e garantir também uma sólida formação humana”, avalia.
Para as estudantes de Biologia, Renata Teixeira e Katiuscia Reis, a proposta de reunir a comunidade acadêmica e debater o papel da universidade no mundo contemporâneo e sua atuação regional é importante e necessária. “Conhecer a forma de organização da universidade, sua estrutura e como funcionam seus projetos é extremamente importante”, enfatizam ambas.
Voluntária num projeto de políticas públicas em turismo na cidade, Katiuscia diz que aproximar cada vez mais comunidade e universidade continua sendo um dos maiores desafios.
O encontro conta com a participação de cerca de 500 estudantes dos campi universitários de Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Alta Floresta e Alto Araguaia. Amanhã os estudantes realizam um ato em defesa do rio Paraguai e nos dias seguintes o debate envolve políticas afirmativas nas universidades e a finalidade da formação acadêmica em tempos modernos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24818 | Impressões: 158399 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária