Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Olga Maria Castrillon Mendes toma posse na Academia Mato-grossense de Letras
IMORTAL
Olga Maria Castrillon Mendes toma posse na Academia Mato-grossense de Letras
01/06/2015 17:20:21
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
Na foto, Olga ao lado do retrato de seu pai, Natalino Ferreira Mendes, seu antecessor na Cadeira Nº 15
Na foto, Olga ao lado do retrato de seu pai, Natalino Ferreira Mendes, seu antecessor na Cadeira Nº 15

Uma noite cheia de emoção: assim pode ser resumida a noite da última sexta-feira (29), que ficou marcada pela posse na Academia Mato-grossense de Letras (AML) da professora Olga Maria Castrillon Mendes.

Professora Olga é uma das fundadoras do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), célula embrionária da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A professora foi eleita em fevereiro para ocupar a Cadeira Nº 15, a mesma que já foi ocupada pelo seu pai, o professor Natalino Ferreira Mendes, que faleceu em 2011, aos 87 anos, e desde então estava vaga. O patrono da cadeira é o bacharel em Direito, Joaquim Mendes Malheiros, nascido em Cuiabá, em 30 de março de 1830.

A professora Olga Castrillon lembra que esse é um momento singular na Academia Mato-grossense de Letras, que vem se renovando e dando espaços para pessoas além de Cuiabá, proporcionando uma pluralidade de olhares. “A Academia é mato-grossense”, destaca a cacerense.

Na cerimônia, a mesa de honra foi composta pelo presidente da AML, Eduardo Moreira Leite Mahon, e pelo secretário da Academia, Fernando Tadeu de Miranda Borges, além da diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Unemat, professora Maria do Socorro de Souza Araújo, representando a Instituição. Olga Castrillon Mendes, viúva do antecessor e mãe da empossada, também teve lugar na mesa de honra.

A mais nova membro da AML foi conduzia ao salão pelos acadêmicos Benedito Pereira do Nascimento, Elizabeth Madureira Siqueira e Nilza Queiroz Freire. O discurso de saudação à empossada foi realizado pelo acadêmico Moisés Mendes Martins Junior. Na posse, professora Olga recebeu a pelerine do acadêmico José Cidalino Carrara e o diploma das mãos do presidente da Academia, Eduardo Mahon.

A viúva de Natalino Ferreira Mendes e mãe de Olga Maria também foi homenageada: o acadêmico Ubiratã Nascente Alves entregou um ramalhete de flores para Olga, a mãe.

Sandoval Vieira de Araújo, esposo da empossada, também recebeu um ramalhete de flores, das mãos da acadêmica e professora da Unemat, Marta Helena Cocco.

A cerimônia se encerrou com a leitura do poema ‘Pássaro Vim-Vim’, de autoria de Natalino Ferreira Mendes, interpretado por Edson Flávio, seguido do discurso de posse de Olga Maria Castrillon Mendes.

A Academia de Letras é composta por 40 membros e foi fundada em 1921, como Centro Mato-grossense de Letras.

 

A imortal

Olga Castrillon Mendes é uma das fundadoras do Iesc, em 1981, e foi a quarta diretora do Instituto que deu origem à Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é professora do curso de Letras do Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, além de integrar o Centro de Pesquisa em Literatura da Unemat e o Grupo de Estudos Literários e Cultura de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Olga é a terceira docente da Unemat a se tornar imortal da AML, ao lado de Agnaldo Rodrigues da Silva e Marta Helena Cocco. A Universidade comemora o feito de que, em menos de um ano, três de seus professores foram eleitos para a Academia de Letras.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24696 | Impressões: 143235
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada