Discussões sobre as principais tendências da educação matemática no Brasil nortearam o enfoque da conferência do professor da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Rodney Bassanezi, durante II Encontro Estadual de Educação Matemática, realizado desde a última segunda feira (08.11) no município de Barra do Bugres, 160 km da capital. O evento promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática reúne cerca de 300 participantes entre acadêmicos, professores e alunos do ensino fundamental e médio de oito municípios da região do médio norte mato-grossense.
Partindo da temática “Matemática Cidadã” os participantes desenvolvem e interagem em atividades que revelam a proximidade da matemática no cotidiano dos alunos, além de discutirem questões metodológicas na aplicação de conteúdos matemáticos e como se configura os cursos de licenciaturas que formam profissionais na área.
Entre as tendências atuais do ensino da matemática, Rodney Bassanezi elencou a Modelagem Matemática. Um mecanismo de ensino que tem como base a aplicação do conteúdo matemático em problemas da realidade, a partir da concretização de um modelo que permita previsões e entendimento do processo ou dos fenômenos estudados.
Segundo Bassanezi, a modelagem matemática é um instrumento de motivação ao aprendizado, pois leva a maioria dos alunos, que por definição, não gostam de Matemática, a despertarem para a utilidade da ciência, ocasionando a possibilidade destes quebrarem a relação de apatia com a disciplina e estabelecerem uma postura de atuação.
“É um novo método para se ensinar matemática e onde os alunos aprendem com mais gosto, principalmente quando eles escolhem os próprios temas” define Rodney afirmando que a modelagem facilita o aprendizado da matemática no ensino fundamental e médio.
Com relação ao desenvolvimento desse método de ensino nos cursos de formação de professores em Mato Grosso, o docente destacou a qualidade do curso de Licenciatura em Matemática da Unemat em Barra do Bugres, e o comprometimento dos professores na busca de métodos e instrumentos que promova a facilitação da aprendizagem, incluindo a modelagem matemática. “Barra é um lugar que tem uma escola muito boa de formação de professores acredito que alguns professores vão atuar neste sentido”, considera o docente.
Autor de 5 livros, Bassanezi atua na área de Matemática com ênfase em Análise e Biomatemática. Doutorado pela Unicamp, o docente já publicou mais de 70 artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, sendo responsável pela orientação de mais de 50 dissertações de mestrados e teses de doutorados na área de matemática e de educação.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24827 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária