Conservação, biodiversidade e cultura foi foco das discussões da VI Semana da Biologia promovida nos dias 26 e 27 de outubro pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Campus de Nova Xavantina.
Segundo o coordenador do evento, Rafael Dell’Erba, professor da Unemat, a programação foi pensada para proporcionar aos acadêmicos, discussões de temas relevantes e atividades práticas importantes para a formação de quem ele define como “futuro investigador da vida”.
Apresentações de trabalhos e conhecimentos desenvolvidos em projetos de pesquisas, utilização de estruturas de laboratórios, comunicações orais, concurso de fotografias, mini-cursos, painéis, mesas-redondas e apresentações culturais marcaram a dinâmica do evento.
Dentre as discussões, o aspecto cultural foi bastante debatido, partindo do princípio da relação da Biologia com o estudo de outras áreas do conhecimento.
"A biologia não se desvincula de nenhuma outra ciência, dessa forma, ao estudar o ser humano, não se pode deixar de estudar sua historia e sua cultura”, afirma o professor do curso de Turismo da Unemat em Nova Xavantina, José Roberto Cassela, durante discussão em mesa-redonda sobre “Universidade e Cultura”.
O assessor da Pró- reitoria de Extensão e Cultura da Unemat, Fausto Azambuja, falou aos acadêmicos sobre a interferência da mídia no propósito de manter uma política de industria cultural no Brasil. Segundo ele, a mídia é a maior responsável pelo desmonte da cultura nacional, impondo leis de mercado que buscam nivelar as expressões artísticas e não dá acesso ao que é diferente dos padrões definidos. “Ou você aceita isso ou está fora” afirma.
Em contraposição a essa relação o assessor destaca como papel das universidades, estimular ações no intuito de manterem vivas as diversidades culturais do país.
“E a Unemat tem cumprido com esse papel no Estado de Mato Grosso”, completa Azambuja.
Em espaço cultural os participantes prestigiaram a apresentação do “Grupo Guato”, um projeto de extensão da Unemat vinculado ao departamento de Letras no Campus “Jane Vanini” em Cáceres. O Grupo retrata no palco a história do povo indígena pantaneiro Guató, além de manifestações culturais das comunidades mato-grossenses como Cururu e Siriri.
O objetivo da apresentação, segundo o professor da Unemat, Celso Ferreira Victoriano, coordenador do projeto Guato foi estimular a investigação e a criação de projetos culturais em Nova Xavantina.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24828 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária