O governador Pedro Taques se reuniu hoje (22) com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na Casa Civil, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Participaram da reunião a reitora da Unemat, Ana Maria di Renzo; o vice-reitor da Instituição, Ariel Lopes Torres; os sete pró-reitores e representantes de todos os 13 Câmpusda Universidade.
Em parceria com a Diretoria Político-Pedagógica e Financeira de cada Campus Universitário e cada Pró-reitoria da Unemat, foram elencadas as dez necessidades mais urgentes da Instituição de Ensino Superior, que foram entregues em forma de documento ao governador do Estado.
Dentre as prioridades, estão a construção e ampliação de salas de aula, laboratórios, bibliotecas e auditórios, aquisição de equipamentos laboratoriais, recabeamento da rede de internet, reforma da rede elétrica, entre outros. O documento apresenta as necessidades específicas de cada campus e cada curso da Universidade.
“Eu recebi aqui a reitora Ana di Renzo e representantes dos 13 campi da Unemat para que pudéssemos falar estrategicamente deste importante instrumento que é a Universidade do Estado de Mato Grosso na construção de um projeto de desenvolvimento de nosso estado. Nós faremos uma reunião desta uma vez por semestre, para garantir a autonomia universitária e pensar estrategicamente esta Universidade que é de todos os mato-grossenses”, disse o governador Pedro Taques. “Eles trouxeram um plano de ação de investimentos, notoriamente de infraestrutura, para os próximos cinco anos. Nós debateremos isso com a Secretaria de Estado de planejamento e Coordenação Geral, e também buscaremos viabilizar recursos novos para a Unemat. Nós precisamos ‘usar’ mais a Unemat, então nós faremos um banco de expertise, para que os secretários possam se valer da Unemat em suas ações” explica o governador.
“Nós temos muita clareza de que o governador de Estado de Mato Grosso, com esse perfil acadêmico que ele tem, que adora a educação, temos muita esperança que ele, ao olhar o histórico da Universidade, nos ajude a colocá-la numa condição de infraestrutura melhor do que nós temos hoje”, afirma a reitora Ana di Renzo. “Nós estamos neste diálogo buscando, juntos, as soluções. Nós não viemos trazer os problemas para que o governador solucione, mas para juntos buscarmos a solução. O que já ficou firmado é que nós poderemos auxiliar o Estado em muitas de suas ações de consultoria, compondo um banco de expertise que nós temos condições de fornecer. Isso já é a primeira ação que nós retiramos desta parceria, e as outras, nós vamos trabalhar juntos”, explica Ana.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24838 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária