A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou as discussões sobre a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) da Instituição. Pensado para os próximos 10 anos, o PEP-Unemat será construído em conjunto com a comunidade acadêmica da Universidade. Esta semana foi escolhido o slogan do PEP: “Participar, planejar e concretizar”. A partir do slogan, o Comitê de Coordenação, instituído pela Reitoria da Universidade, já evidencia a importância da participação de todos durante o processo de construção do PEP. De acordo com o cronograma, nas próximas semanas serão iniciadas as atividades de formação de multiplicadores e as demais ações que se estenderão até o final do ano, com a elaboração de um planejamento com metas e ações que subsidiarão os rumos da Unemat para a próxima década.
As ações de trabalho do PEP-Unemat preveem três comissões: a de Coordenação, instituída pela Portaria 359/2015, presidida pelo pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo dos Santos, composta por docentes e técnicos com experiência e estudos em planejamento, gestão e avaliação; a de auxílio à primeira, composta por 13 servidores, entre docentes e técnicos, que representam as pró-reitorias da Unemat e a Assessoria de Comunicação, instituída pela Portaria 660/2015; e o comitê que será criado a partir do Plano de Mobilização, com representantes dos Câmpusda Unemat.
De acordo com a professora Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, integrante da comissão de Coordenação, a Unemat concebe o planejamento como instrumento fundamental para as tomadas de decisão da Instituição. “Estão sendo iniciadas as discussões para a elaboração do planejamento que subsidiará as ações da gestão e de toda a comunidade acadêmica por um período de 10 anos. O pressuposto fundante desse planejamento é o fortalecimento da Unemat como uma universidade pública, democrática, que nasce do interior para o interior e com autonomia didático-pedagógica e financeira para construir suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Nessa concepção de universidade, o PEP só pode ser elaborado de forma participativa contando com o compromisso e o empenho da comunidade acadêmica nas discussões, na busca de seu autoconhecimento e na construção de metas a curto, médio e longo prazo, a fim de potencializar a qualidade institucional”, explica Elizeth.
O PEP será desenvolvido em sete etapas: Preparação e mobilização; Formação de multiplicadores; Análise diagnóstica; Construção das diretrizes; Construção das estratégias e ações; e Acompanhamento, monitoramento, avaliação, consolidação e retroalimentação. Elizeth Lima garante que estas etapas são interdependentes e que devem acontecer paralelamente. E o presidente do Comitê de Coordenação, Francisco Lledo, anunciou que na primeira etapa serão abertas discussões com a presença de palestrantes externos sobre a temática da universidade pública e seus desafios para fortalecer o embasamento da comunidade acadêmica durante todo o processo.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24874 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária