Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat chega ao quinto docente com Bolsa Produtividade
CNPQ
Unemat chega ao quinto docente com Bolsa Produtividade
13/02/2015 11:36:39
por Nataniel Zanferrari
A professora Célia Alves de Souza coordena o Laboratório de Geomorfologia Fluvial
A professora Célia Alves de Souza coordena o Laboratório de Geomorfologia Fluvial

Com a bolsa conquistada recentemente pela professora Célia Alves de Souza, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) passa a ter cinco professores que recebem bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que é concedida aos pesquisadores com reconhecida produtividade científica. A professora Célia Alves de Souza atua no curso de Geografia, da Faculdade de Ciências Humanas, e no mestrado em Ciências Ambientais, além de coordenar o Laboratório de Geomorfologia Fluvial do Campus de Cáceres.

A professora teve aprovado o projeto na modalidade de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Nível PQ 2, no Comitê de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional do CNPq. A aprovação da Bolsa Produtividade reflete a atuação da docente na pesquisa, na área de gestão de bacias hidrográficas, uso da terra e dinâmica fluvial; no ensino,  em graduação e pós-graduação; e na orientação, de iniciação cientifica, trabalho de conclusão de curso e mestrado, resultando em vasta publicação de artigos científicos, livros, capítulos de livros, resumos em anais de eventos, entre outros.

Considerando que a Unemat desenvolve cursos de pós-graduação há apenas nove anos, seus pesquisadores já vêm obtendo reconhecimento da comunidade científica e de órgãos de fomento como CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (Fapemat). “O crescente número de professores com Bolsa PQ dentro da Unemat reflete o resultado de uma política forte e ajustada na qualificação dos recursos humanos da Universidade”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin.

Para os pesquisadores, a grande vantagem de se obter uma bolsa produtividade é que, através desta modalidade, eles podem submeter projetos e solicitar bolsistas de pós-doutorado, além das bolsas oferecidas pelos editais do CNPq.

“A obtenção dessa Bolsa de Produtividade reflete o compromisso com a pesquisa ao longo de vários anos. Vale salientar que nada seria possível sem comprometido do grupo de pesquisa no qual eu estou inserida, além dos bolsistas de iniciação cientifica, mestrandos, professores da Unemat e docentes de outras instituições”, afirma a professora Célia. “Sinto que a pesquisa sobre recursos hídricos e, especialmente, sobre o rio Paraguai, será fortalecida com a aprovação dessa proposta. Ofereço essa vitória à minha família e aos acadêmicos e professores do curso de Geografia”, conclui a professora.

Docentes da Unemat com Bolsa Produtividade: Beatriz Marimon, do curso de Biologia, Campus de Nova Xavantina; Ben Hur Marimon Junior, do curso de Biologia, Campus de Nova Xavantina; Célia Alves de Souza, do curso de Geografia, Campus de Cáceres; Eliane Ignotti, do curso de Enfermagem, Campus de Cáceres; e Rivanildo Dallacort, do curso de Agronomia, Campus de Tangará da Serra.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada