Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Instituições podem solicitar exibições da 9ª Mostra de Cinema em Direitos Humanos
CRDHPLG-CÁCERES
Instituições podem solicitar exibições da 9ª Mostra de Cinema em Direitos Humanos
11/02/2015 12:21:48
por Hemilia Maia
Foto por: Polianna de Souza Corrêa
Exibição do filme Sophia para equipe de profissionais da Apae
Exibição do filme Sophia para equipe de profissionais da Apae

O Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CRDHPLG) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) convida instituições interessadas a receber exibições da 9ª Mostra de Cinema em Direitos Humanos “No hemisfério sul: democratizando” a entrarem em contato. As exibições serão disponibilizadas até 20 de março.

O público alvo deste projeto são instituições educacionais e ou espaços comunitários. Quatro filmes compõem o kit enviado pela Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República.  Todos possuem autodescrição para acessibilidade de pessoas com deficiência visual e legendas para pessoas com deficiência auditiva.

A Associação de pais e amigos dos excepcionais (Apae) e a Escola Estadual José Rodrigues Fontes foram as primeiras a receber exibições da Mostra. O filme “Sophia” aborda as experiências sensoriais entre mãe e filha; deficiência auditiva, infância e os papéis sociais da mulher. O documentário “Pelas janelas” trata das experiências do projeto de cinema, educação e direitos humanos para reflexão das diferenças e as práticas pedagógicas do cotidiano escolar. Tanto Sophia quanto Pelas janelas tem classificação livre.

As outras duas peças cinematográficas “Cabra marcado para morrer” e “Que bom ter ver viva” possuem indicação para 12 e 16 anos respectivamente. O primeiro refere-se ao direito à terra, latifúndio, memória e verdade, segurança pública, abuso de poder, liderança, democracia e direitos humanos e o segundo filme mostra violência contra mulheres, combate à tortura, democracia e direitos humanos.

“Todos os filmes nos sensibilizam para reflexões da nossa vida cotidiana e os riscos da ‘naturalização’ dos ciclos das violações de direitos”, comentou a psicóloga do CRDHPLG, Francisca de Assis Silva.

Contato CRDHPLG: 65 3222.1568 / crdh@unemat.br

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24715 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada