A I Semana de Computação (Secomp) já começa a deixar saudades em Alto Araguaia. Entre os dias 24 e 28 de novembro a comunidade pôde acompanhar a exposição de diversos trabalhos acadêmicos, bem como excelentes palestras proferidas por docentes do curso de Computação da UNEMAT de Alto Araguaia e também de outras instituições parceiras.
No último dia de evento mais três trabalhos acadêmicos foram apresentados sendo os seguintes: “Webquest e LD: A visão do professor acerca da apropriação tecnológica desses públicos no contexto do Pibid”; “Avaliação de qualidade das Unidades de aprendizagem LD produzidas através do ambiente Siga; além do trabalho “Tecnologia e reciclagem”“.
O acadêmico Clayton Santos que seu trabalho sobre Tecnologia e reciclagem “demonstra a importância de obter uma relação mais harmônica com a natureza através da reciclagem de lixo eletrônico com aproveitamento de resíduos e posterior doação para a comunidade daquilo que é reaproveitado”. O autor ressaltou ainda que a questão do incentivo ao consumo nos dias atuais proporciona uma grande quantidade de lixo, mas que é possível através de projetos e ações do governo e da sociedade dar destinação correta a eles.
Melhores trabalhos são premiados
Ao final das últimas apresentações o coordenador da I Secomp professor Lucas Kriesel Sperotto anunciou os vencedores sendo que o 1º lugar foi para a acadêmica Gisele Fernanda Franco com o trabalho “Licenciados em Computação na Escola: Uma abordagem no contexto do Pibid”; em 2º lugar ficou com o acadêmico Douglas Araújo com o trabalho “O software Scilab como ferramenta de apoio na resolução de problemas da disciplina Fundamentos de Matemática Elementar”; já em 3º lugar ficou a acadêmica Áurea Valéria Pereira da Silva com o trabalho “Cheklists específicas para softwares educacionais”. Os acadêmicos receberam prêmios oferecidos pelos patrocinadores do evento.
A acadêmica Gisele Franco disse estar muito satisfeita não só com a premiação, mas com o evento como um todo: “É muito gratificante esta Semana de Computação, é uma maneira de ter experiência profissional no campo de atuação e a partir da experiência do PIBID tive um suporte como acadêmica formando uma ponte entre a escola e a universidade, o que encurtou distâncias e possibilitou diálogos enriquecendo a todos os envolvidos”, relatou.
Após a premiação o professor Lucas fez um balanço dos cinco dias de evento apontando o êxito nas palestras e apresentações de trabalhos, no envolvimento dos professores, dos acadêmicos e na rica experiência junto aos professores da rede estadual e os estudantes do ensino médio. O professor fez um agradecimento especial as profissionais que atuam nos serviços gerais do campus, pois foram responsáveis pela preparação dos lanches para o pessoal das escolas que veio em grande número prestigiar a Secomp.
Após o dever cumprido todos permaneceram mais um pouquinho para assistir filme acompanhado de pipoca estourada na hora. Mais uma prova da intensa afinidade de todos os participantes da I Semana de Computação. Que venham outras tantas; a comunidade já aguarda cheia de expectativa.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24783 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária