O campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Juara promoveu nesta semana a sua III Mostra de Cultura e nesta sexta-feira (07) realiza na Praça dos Colonizadores, no centro da cidade, o III Campus na Praça. As ações extensionistas visam aproximar a comunidade acadêmica da sociedade.
O evento desta sexta-feira contará com apresentações da Banda Universitária, tenda de comidas típicas organizadas pelas turmas de Administração e Pedagogia e apresentações pedagógicas do que é produzido nos cursos existentes no Campus Universitário.
Já a Mostra de Cultura que aconteceu na quarta-feira (05) foram apresentados o projeto “Circo Escola: Educação e Alegria no Vale do Arinos”, que tem como o objetivo promover uma educação social diferenciada e lúdica, que leva a criança a aprender a respeitar, ouvir, falar o necessário e principalmente aceitar as diferenças culturais de cada um, ponto importantíssimo para uma vida produtiva em sociedade e em família.
A segunda apresentação da Mostra de Cultura foi o projeto “Capoeira no campus: Transformando corpo e vidas”, que tem parceria com o Grupo de Capoeira Aruandê de Juara. Este projeto tem possibilitado com que a Universidade do Estado de Mato Grosso se aproxime e desenvolva trabalhos não apenas de se fazer o jogo da capoeira, mas, sobretudo tem sido o espaço de discutir e de enfrentar o racismo, valorizando a cultura afrodescendente.
O Projeto “Dança no Campus Transformando corpos e vida” se configura numa atividade de extensão permanente desenvolvida pelo Campus Universitário de Juara, desde o ano de 2012. Busca promover a aproximação entre Universidade e comunidade, possibilitando aos participantes a aprendizagem das manifestações culturais por meio da dança com a valorização da dança afrodescendente, ribeirinha e indígena, bem como, as demais que fazem parte da realidade regional e brasileira.
O projeto “Artes Plásticas no Campus com a comunidade, pintando e transformando realidades”, consiste em construir o empoderamento do lugar, com produção de telas que expressem as riquezas do Vale do Arinos e a cultura dos povos indígenas da Terra Indígena Apiaká-Kayabi. O projeto se fez presente na noite do evento com a produção de pintura denominada “Telas de Nossa Terra”.
O encerramento da noite cultural se deu com a apresentação do projeto “Banda Universitária Vozes que cantam e encantam”. Este é um projeto permanente do Campus de Juara que tem como objetivo envolver a comunidade universitária (acadêmicos/as, funcionários/as e professores/as) e a comunidade externa com o objetivo de fortalecer as práticas de educação musical, como também as ações extensionistas no Vale do Arinos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24820 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária