Cenas do cotidiano e das fachadas do complexo de casarios são alguns dos registros fotográficos presentes na mostra “Traços e Traçados de Cáceres nos tempos da História. Organizada pelo Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral- Nudheo, unidade vinculada ao departamento de História da Unemat, Campus Jane Vanini, a mostra está entre as atrações do Campus na Praça.
O evento promovido pela Coordenação do Campus Jane Vanini, nesta terça- feira teve como proposição além de homenagear os 226 anos de fundação do município, divulgar a produção da Universidade por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Em tendas armadas na Praça Barão do Rio Branco, localizada no centro histórico da cidade, foram apresentados cerca de 48 trabalhos nas áreas de saúde,ciências humanas, exatas, biológicas, sociais, tecnológicas e produções culturais.
Memória visual
Aberta a visitação pública, a mostra fotográfica está organizada em painéis com 120 fotos disponibilizados em quatro tendas. Fotografias de fatos representativos para a sociedade cacerense como as instalações dos primeiros cabos telefônicos e o calçamento das primeiras ruas do município são alguns dos registros presentes na exposição.
As fachadas do complexo de casarios de Cáceres bem como suas fazendas históricas completam o roteiro da mostra que traz também cerca de 400 imagens digitalizadas projetadas em telão.
Segundo Maria do Socorro de Araújo, coordenadora do Nudheo, a exposição tem como intuito, além de demonstrar o movimento da cidade, provocar e sensibilizar o olhar dos visitantes para a beleza estética do município.
Para demonstrar esse movimento, foram trazidos registros de prédios, monumentos, fachadas e ruas nas décadas anteriores e nos dias atuais, o que possibilita aos visitantes traçar um comparativo entre esses dois momentos.
De acordo com a coordenadora, a exposição permite também a interlocução direta com a população visitante e nativa, o que possibilita a coleta de informações e de impressões sobre as fotos apresentadas.
Cada painel que compõem a exposição traz ,além da fotografia, informações sobre o evento e pessoas retratadas. Estas foram geradas pelos autores, familiares e doadores de cada peça em levantados realizados pela equipe de bolsistas que atuam no núcleo.
A mostra é realização do Nudheo, Departamento de História do Campus Jane Vanini e do Instituto de Ciências Sociais e Humanas,ICSA. A proposta está sendo apoiada pela Coordenação do Campus Jane Vanini, Arquivo Público de Cáceres, Museu Municipal, Prefeitura Municipal de Cáceres, Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, Sematur e do 2° Batalhão de Infantaria de Cáceres
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24907 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária