O programa TpM – Radiando Comunicação – que vai ao ar na Rádio Tangará, aos sábados, entre 10 e 11h. Em 21/06/2014, foi apresentado pela professora e pesquisadora na área de Ciências Humanas Marinês Rosa, que anunciou que o tema do programa seria Movimento estudantil (no contexto de um ano após o MPL - Movimento Passe Livre no país, em 2013) e começou lembrando aos radiouvintes que, durante a semana, o TPM realizou uma atividade no CRAS 2 (Centro de Referência de Assistência Social da Vila Esmeralda) a convite da psicóloga Thereza Érika e que, nessa atividade, foram abordadas, com meninos, meninas e homens, questões referentes à condição da mulher na sociedade contemporânea, além do desenvolvimento de atividades lúdicas.
Nos espaços musicais do programa, foram rodadas as seguintes músicas: Coração de estudante, de Milton Nascimento, Geni e o Zepelim, de Chico Buarque. O TpM do dia levou ao ar os quadros Aplausos do TPM e Mulheres Que Fazem História (MQFH). O programa contou, ainda, com dois blocos de entrevistas em que foram abordadas e debatidas questões referentes a movimentos estudantis com convidados especiais: Renata Barros Kabeya (professora da Unemat – Barra do Bugres – Sociologia), Willian Marques (professor de Agronomia, egresso da Unemat, graduado e mestre em Agronomia, líder estudantil na graduação), Vanessa Ribeiro (Agrônoma do INDEA, egressa da Unemat e líder estudantil na graduação), Maycon David Batista Caetano de Moraes (Membro do Grêmio Estudantil, estudante do 2° ano D da escola 13 de Maio), Antônio Henrique (membro do Movimento Estudantil Unemat, acadêmico de Ciências Contábeis).
No quadro Mulheres que Fazem História (MQFH), Amanda Anibale, falou sobre a líder estudantil chilena, Camila Vallejo, que nasceu em Santiago, no Chile, em 28 de Abril de 1988. Adquiriu notoriedade pública como líder e porta voz nos protestos estudantis que reivindicavam educação gratuita para todos, pois, com a ditadura, que durou 17 anos no Chile, a educação tinha passado a ser privilégio de poucos. Sua luta é digna de louvor e ela é, sem dúvida, uma mulher que fez história.
O quadro “Aplausos do TpM foi apresentado pelo acadêmico Vitor Hugo B. Inocêncio. Os aplausos foram direcionados ao local onde será implantada a Delegacia da Mulher, que fica localizado, na rua 7, em Tangará da Serra, onde era o antigo prédio do conselho Tutelar. A importância da delegacia da mulher se deve ao fato de que trata-se de um local onde as mulheres podem denunciar qualquer violência sofrida e, por isso, é uma instituição digna de aplausos.
O primeiro bloco de entrevistas contou com a presença da professora e socióloga da Unemat - Barra do Bugres- Renata Barros Kabeya e dos representantes do grêmio estudantil da escola 13 de Maio, Vinicius de Almeida e Maycon David Batista Caetano de Moraes. Nesse bloco, foram debatidas questões referentes a movimentos estudantis. Sob o olhar da sociologia, a professora Renata falou da importância dos movimentos estudantis para mudanças importantíssimas registradas na história do Brasil. Marinês lembrou a participação de estudantes em movimentos na época do regime militar e mencionou, também o movimento denominado “Caras pintadas”. A professora Renata frisou que as atitudes proibitivas da ditadura militar foram muito negativas e que a mobilização dos estudantes foi positiva porque enfrentou a repressão.
Maycon, por sua vez, lembrou que o movimento estudantil e os grêmios têm muita importância em processos de mudanças sociais, de politização dos estudantes e na formação de cidadãos. Marinês perguntou aos estudantes da escola 13 de Maio se eles retomam a história para discutir questões de democracia e de mobilização nos grêmios estudantis e eles responderam que sim, que a história é sempre uma base para se pensar novos caminhos de democracia.
A professora Renata recordou que, para que toda manifestação tenha força, é necessário saber, com clareza, pelo que se luta e que a violência não leva a resultados positivos. Maycon e Vinicius reforçaram que a violência não é um caminho adequado para manifestações.
A professora Renata encerrou sua participação dizendo que a leitura e a reflexão são as chaves para mobilizações. Maycon terminou sua fala convidando todos os estudantes interessados em discutir a fundação de grêmios estudantis para procurá-lo na escola 13 de Maio.
No segundo bloco de entrevistas, Marinês dialogou com Antônio Henrique, Vanessa Ribeiro e Willian Marques, que são professores, alunos e ex-alunos da Unemat, que estiveram e estão envolvidos em grêmios e movimentos estudantis. Para iniciar o diálogo com os convidados, Marinês lembrou a força do movimento estudantil na França e mencionou a forte participação das mulheres nos movimentos sociais.
O professor Willian, ao tomar a palavra, recordou que os movimentos estudantis têm impacto fora dos muros da universidade, pois os movimentos se dão em função de demandas que não se restringem somente a questões universitárias. A egressa do curso de agronomia da Unemat Vanessa falou da importância que teve a internet nas mobilizações que realizaram em prol da reivindicação de melhorias na Unemat, como a implantação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.
Antônio ressaltou que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis foi uma grande conquista das mobilizações acadêmicas e disse que o DCE tem uma função importante na vida acadêmica de cada estudante e que é necessária a existência de um DCE forte. Antônio terminou sua participação lembrando que, nesta semana, ocorrerá uma assembléia geral na Unemat para se definir os rumos da eleição do DCE.
O professor Willian ressaltou que a participação dos alunos no movimento estudantil é determinante para uma vivência acadêmica intensa. Vanessa agradeceu a oportunidade de participar no programa e frisou que a participação em movimentos marca a vida das pessoas.
Marines agradeceu a participação dos entrevistados e convidou todos para acessar a página do facebook e ficar por dentro de todas as ações do TPM. Lembrou que o próximo TPM abordará e discutirá questões referentes a drogas.
Fiquemos sintonizados !!!
Apresentação e Roteiro: Marinês Rosa (Profa da Unemat – área de Sociologia).
Direção e Quadros: Michele de Melo Mariano.
Redação e revisão do texto: Professora Ivana Ferigolo Melo e Vitor Hugo B. Inocêncio.
Seleção de músicas: Amanda Anibale
Registros fotográficos e produção de texto: Fabiano Angelo.
Enquete temática: Profa. Marinês da Rosa
Mesa técnica: Amanda Anibale.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24804 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária