Personalidades políticas, membros da administração superior da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat e comunidade acadêmica do campus de Tangará da Serra recepcionaram na última segunda-feira, dia 11 os alunos do curso de História.
Em uma cerimônia celebrativa os presentes acentuaram a relevância do papel a ser exercido pelos futuros profissionais, responsáveis pelo registro e a difusão da história do país da região e do município.
“ espero como historiador construir um futuro melhor e deixar registrado o nosso passado e o presente”, elenca como expectativa o acadêmico Jonas Lemuel Kempa.
Ofertado em regime modular a turma especial do curso de História é fruto de uma parceria entre a Unemat e as prefeituras de Tangará da Serra e Brás Norte. Contempla 50 acadêmicos entre professores, funcionários públicos e estudantes de ambos os municípios. A metodologia aplicada no curso e a disposição do quadro docente são de responsabilidade do departamento de História, campus de Cáceres.
A atividade acadêmica dos cursistas iniciou-se com a aula inaugural proferida pela professora da UFMT Ludmila de Lima. A convidada pontuou a dificuldade existente no país de acesso a cursos de 3º grau , em particular na universidade pública. Falou dos desafios encontrados ao longo da carreira acadêmica e parabenizou a cidade pela conquista do curso.
Maria Helena Rodrigues Paes, Pró-reitora de Ensino de Graduação partilhou com os colegas Wilbum de Andrade Cardoso, Pró-reitor de Administração e Finanças e a coordenadora do campus, Ivanete Pazianello o sentimento de realização por terem trabalhado juntos no projeto de consolidação do campus de Tangará, sendo os pró-reitores lotados nesta unidade universitária.
“ Para nós é uma satisfação presenciar a concretização de uma reivindicação antiga do povo de Tangará e região”, ressalta Maria Helena
Presente a aula inaugural o executivo municipal de Tangará da Serra, juntamente com uma comitiva de 5 vereadores saudaram o desempenho do trabalho da Universidade na região “ Centenas de pessoas estão sendo beneficiadas com a presença da Unemat aqui. Esperamos que em pouco tempo esta Universidade seja consolidada como potência em nível de médio norte e sudoeste mato-grossense”, comenta Jaime Muraro, prefeito de Tangará.
Outros falas foram feitas no sentido de pleitear a implantação de novos cursos no campus, sob a defesa de universalizar as oportunidades. “ Estamos solicitando a oferta de mais cursos porque é imprescindível a participação da Unemat na nossa cidade, oportunizando o ensino superior gratuito e de boa qualidade", explica a vereadora Clarice Grapeggia.
Louvor
Durante a aula inaugural os vereadores anunciaram a apresentação na próxima segunda-feira, 17, na câmara municipal, de uma moção de aplauso e congratulação a Unemat pelos trabalhos prestados a comunidade resultando em desenvolvimento educacional para o município.
“ Está é uma forma de reconhecimento público da relevância da atuação da Unemat em Tangará”, reafirma o vereador Moisés Santos Durans.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24971 | Impressões: 158394 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária