O programa TpM – Radiando Comunicação foi ao ar na Rádio Tangará, sábado (15) apresentado pela professora Marinês da Rosa com o tema “Mulheres e/na Comunicação” escolhido em função do Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março.
No quadro Mulheres que Fazem História foi apresentada a trajetória e a vida de Patrícia Rehder Galvão, uma paulista, de São Jõao da Boa Vista, que foi escritora, jornalista e uma das grandes mulheres do movimento modernista. Pagu como era chamada viajou o mundo como correspondente do “Correio da Manhã”, do “Diário de Notícias” e de “A Noite”. Foi a única jornalista latino-americana a presenciar a coroação do Imperador da Manchúria, de quem obteve as primeiras sementes de soja trazidas e plantadas no Brasil. Foi militante do partido comunista, mas saiu após ser presa. Uma de suas frases é: “Sonhe, tenha até pesadelos se necessário for, mas sonhe.”
Também esteve em pauta a trajetória de vida da jornalista “Glória Maria”, filha de alfaiate, que começou a trabalhar aos 16 anos para ajudar a custear seus estudos. Glória Maria, desde muito jovem apresentava forte inclinação para o jornalismo e chegou a trabalhar um ano sem remuneração na Rede Globo até ser contratada. Trabalhou em diversos telejornais, foi a primeira mulher negra no jornalismo e, também, a primeira mulher a transmitir ao vivo um telejornal.
As entrevistadas do dia foram as jornalistas Luciana Menoli, de “O Jornal” e Sueli Batista, criadora do Jornal “Rosa Choque” e conferencista no evento da BPW “Conferência Regional: Mulheres Empreendedoras”. Luciana contou um pouco da sua rotina como editora no “O Jornal” e Sueli falou de como os cenários sociais estão mudando e viabilizando a participação das mulheres na comunicação. Sueli enfatizou que o Jornal Rosa Choque foi o primeiro jornal online em Mato Grosso. Sueli lembrou que Rita Lee foi capa do jornal por algum tempo e que participou várias vezes das edições do jornal. A jornalista ainda destacou que a mulher na comunicação traz mudanças na maneira de abordar os problemas da sociedade.
O “padrão de beleza feminina” predominante na comunicação televisiva, como exemplo, as garotas do tempo, condição essa, das primeiras aparições de boa parte das apresentadoras de telejornais globais também foi abordado. Sueli ressaltou a necessidade de inclusão de todas no mercado por competência e não pela plástica que modela o aspecto físico. Já Luciana comentou sobre o preconceito sofrido pelas mulheres. Como exemplo citou a presunção de que, em geral, se pensa que há um homem por trás de uma mulher está à frente de algo, seja na comunicação ou na política.
Quadros do programa: “Aplausos do TpM”: Foi dedicado à Marinês da Rosa, socióloga, formada na Universidade Federal de Santa Catarina, professora efetiva na Unemat, coordenadora do projeto TpM - Tangará por Mulheres - e, também, apresentadora do programa TpM na rádio Tangará. “Dica de Enfermagem”: A campanha de vacinação de prevenção do vírus HPV, para a prevenção do câncer de colo de útero, que já vacinou cerca de 2.300 meninas entre 11 e 13 anos nas escolas e que continua nas unidades de saúde de Tangará da Serra.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24880 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária