Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Têm início as atividades acadêmicas de 2014 do Doutorado em Rede Bionorte
DOUTORADO
Têm início as atividades acadêmicas de 2014 do Doutorado em Rede Bionorte
14/03/2014 17:26:21
por Andreza Pereira
Foto por: Francismar Petini

O Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal-Rede Bionorte da Universidade do Estado de Mato Grosso começou no dia 10 de março suas atividades do primeiro semestre letivo de 2014. A primeira disciplina, intitulada “Biodiversidade Amazônica”, é coordenada pelo professor Charls Clemen, da Universidade Federal do Amazonas e co-ministrada pelos professores da Unemat Manoel dos Santos, Ben Hur Marimon e Beatriz Marimon.

As aulas estão ocorrendo via web-conferência nas dependências da Sede Administrativa da universidade até o dia 21 de março. Nos períodos vespertino e noturno, os doutorandos realizam atividades de pesquisas e visitas ao Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal, localizado na Cidade Universitária da Unemat.

A Coordenadora Estadual do programa, Carolina Joana da Silva, deu boas-vindas aos ingressantes da terceira turma e informou que, no intuito de fortalecer o programa junto à instituição, foi disponibilizado o servidor do campus de Cáceres Francismar Petini, removido via ex-ofíccio para a Sede Administrativa. O técnico, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, passa a atuar em Cuiabá nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP junto à Secretaria Estadual do Bionorte em Mato Grosso, localizado ao lado do Biotério e do Zoológico da UFMT.

Atividades no Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal

Neste mês, o programa de pós-graduação participou em Cuiabá do “Seminário de Operacionalização das Atividades do Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)”, dando início às atividades do futuro Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI). O evento teve a participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

A Unemat esteve representada pelas redes BIONORTE, PRÓ-CENTRO-OESTE (Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação) e ASA (Rede de Estudos Sociais, Ambientais e de Tecnologias para o Sistema Produtivo na Região Sudoeste Mato-grossense).

Organizado pelo museu e com participação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação, o seminário objetivou “discutir e elaborar estratégias para a implantação do Plano de Trabalho do Campus de Pesquisa do MPEG-INPP para o período de 2014-2015”, segundo Marlúcia Bonifácio Martins , coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação e vice-diretora do museu, o qual detém a gestão e responsabilidade administrativa do espaço no período, por ser uma autarquia do ministério.

A pauta tratou de propostas de implantação dos futuros laboratórios e o alinhamento dos Institutos Nacionais com as Secretarias do MCTI, bem como de discussões acerca das dinâmicas de uso do espaço e futuras parcerias acadêmicas visando catalisar a produção de conhecimento em consonância com as políticas públicas de pesquisas direcionadas ao plano diretor do referido ministério.

Atendendo ao chamamento do MCTI para ocupação do espaço físico do INPP, as Redes BIONORTE, PRO-CO e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Umidas (INAU) já se instalaram, sendo que a Coordenação e Secretaria Estadual da Rede Bionorte passará também a atender no referido local onde dispõe de sala de aula e de estudos. A sede do INPP, criado pelo MCTI tem 4.900 m² construídos em terreno da UFMT.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: ppg.matogrosso@bionorte.org.br ou pelo site www.bionorte.org.br.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada