Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Programa de rádio de projeto de extensão da Unemat tematiza a amizade
EXTENSÃO
Programa de rádio de projeto de extensão da Unemat tematiza a amizade
11/02/2014 16:40:38
por Andreza Pereira
Foto por: Taiana Grein

O projeto de extensão "Radiando Comunicação: relações de gênero em pauta e na práxis" realizou a primeira edição 2014 de seu projeto radiofônico "TpM-Radiando Comunicação". O programa foi ao ar no dia oito de fevereiro tematizando a amizade.

A edição foi apresentada pela coordenadora da iniciativa, professora Marinês da Rosa, contando com a participação dos professores membros do projeto Flávio Benites e Ivana Ferigolo. Benites, vindo da área da Linguística, começou a discussão falando da etimologia da palavra amizade e o seu conceito do ponto de vista de teóricos clássicos e contemporâneos. Ivana tratou das relações humanas contemporâneas sob a ótica do escritor João Gilberto Noll. O acadêmico do curso de Enfermagem da Unemat Rafael Demarchi, também integrante do projeto, comentou sobre os efeitos da amizade para a saúde, destacando como este relacionamento pode prevenir doenças e diminuir os riscos de morte.

O programa apresentou ainda o resultado da enquete promovida no perfil do projeto TpM nas redes sociais que questionava a relação entre amizade virtual e real. Os resultados da pesquisa indicaram que o facebook pode propiciar amizades reais. 

Quadro de estreia e encerramento

O quadro de estreia, “Aplausos do TpM”, propõe-se a dar destaque a boas ações locais. A acadêmica de Letras Helen Ritt, membro do projeto, apresentou os aplausos do TpM para a visita da secretária de Educação do Estado, Rosa Sandes, realizada em  Tangará da Serra no dia sete de fevereiro. A secretária anunciou a liberação de verbas necessárias para melhorias no sistema público de ensino da cidade. 

O último bloco do programa teve a participação especial de Pedro Homsi, da banda Astromalta, que falou do lançamento do videoclipe da banda e da campanha do abraço que ocorreu no dia oito de fevereiro em Tangará da Serra. A campanha  foi abordada pela professora Marinês, que explicou que o  movimento social envolve pessoas que se propõem a oferecer abraços para estranhos em locais públicos. A iniciativa começou em 2004 com um homem australiano conhecido pelo pseudônimo de "Juan Mann" e tomou proporções internacionais.A estudante de Enfermagem  Michele Mariano comentou  a experiência do ato “Abraço Grátis”, realizado pelo grupo na  Praça da Bíblia. Ela destacou a diversidade de reações das pessoas diante do gesto, sendo que algumas estranharam o cumprimento, outras ficaram alegres ao recebê-lo e outras, ainda, recusaram ser abraçadas.

O programa vai ao ar todos os sábados às 10h na Rádio Tangará.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada