Reportagem Valéria Cristina - Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa-MT
A presença da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira Barros, na Assembléia Legislativa, satisfez aos questionamentos dos deputados e tranqüilizou docentes e discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) sobre uma possibilidade de federalização da Instituição. A secretária declarou não haver qualquer “determinação, ato, documento ou assinatura para federalização da Unemat, nem por parte do Governo do Estado, nem da Secretaria de Ciência e Tecnologia”.
O deputado Humberto Bosaipo (sem partido), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social, autor do requerimento para que a secretária comparecesse à Assembléia para prestar esclarecimentos, agradeceu a presença de Flávia e ainda a convidou para discutir o orçamento destinado à Unemat junto com os deputados.
“Chamo a senhora para vir discutir o orçamento conosco para podermos saber se a Unemat terá todos os recursos de que precisa... sua vinda aqui foi muito importante, para conversarmos, trocarmos idéia e para ver que o deputado não é nenhum bicho”, ressaltou.
A sabatina da secretária Flávia durou pouco mais de uma hora e os deputados aproveitaram para sanar outras dúvidas com relação à Unemat, uma vez que a titular da pasta a qual a instituição está ligada foi clara e objetiva descartando a intenção de federalização da universidade nos primeiros minutos de sua fala. Toda a celeuma teria sido criada por supostas declarações da secretária e do governador nesses sentido.
Flávia negou que isso tenha acontecido. O deputado Riva lembrou, inclusive, que a Unemat já chegou a fazer várias mobilizações por conta de declarações sobre mudanças na instituição. Para ele, toda e qualquer ação de governo que venha influenciar na Unemat não pode ser tornada pública antes de discutida na Assembléia Legislativa e na própria universidade.
Reconhecendo o valor da Unemat, o presidente da Assembléia ainda convidou a instituição para fazer parte da discussão do projeto de Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico.
A secretária Flávia disse ter feito o possível para responder os questionamentos dos deputados e contribuir para um debate mais amplo. Ela afirmou estar satisfeita com o interesse dos parlamentares em promover uma discussão ampliada da educação como um todo e não só do ensino superior.
O reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim destacou a importância dos esclarecimentos da secretária . “Estávamos em uma situação de indefinição. Esperamos agora, definitivamente, colocar uma pedra nesse problema e pensar na Unemat, no seu desenvolvimento”, ponderou.
* Fonte da matéria: Assembléia Legislativa
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24932 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária