Foi aprovada a proposta do projeto: Seminário Itinerante do Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia, denominado Si-Nater, submetido ao edital 81/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que receberá o investimento de R$ 141 mil. O Si-Nater é caracterizado como extensão em interface com a pesquisa. A equipe é formada por 17 integrantes das áreas de química, pedagogia, agronomia, ciências agrícolas, zootecnia, biologia, engenharia de segurança no trabalho rural, engenharia de produção e medicina veterinária coordenados pelo químico e professor Samuel Silva da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Pontes e Lacerda.
Entre os objetivos do projeto está contribuir para o desenvolvimento sustentável possibilitando à população a melhoria da qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e de uso adequado dos recursos naturais. O Si-Nater realizará cursos nas modalidades presencial (30 vagas) e a distância (70 vagas) e seminários itinerantes para alunos do ensino médio, associações em assentamentos e comunidades rurais, e, departamentos acadêmicos (1.100 vagas).
A data prevista para o início dos cursos na modalidade presencial é junho de 2014, tanto a parte teórica quanto a prática serão ministradas nas dependências da Unemat e na sede da Associação Centro de Tecnologia Alternativa ambas em Pontes e Lacerda. A prioridade é atender a Empaer/MT e na sequência as demais parceiras do projeto. Já a abrangência dos seminários itinerantes compreende os municípios de Cáceres; Porto Esperidião; Pontes e Lacerda; Vila Bela da Santíssima Trindade; Nossa Senhora do Livramento e Poconé.
Entre as exigências do Si-Nater para os candidatos que farão os cursos está a comprovação de experiência em agricultura familiar. Os cursos e seminário itinerante apresentam abordagem multi e interdisciplinar com ênfase nas características sócio-econômicas e ambientais locais. No seminário itinerante será trabalhada a Rede Temática Agroecologia, os objetivos e diretrizes desta chamada conforme adaptação e os eixos de ação da Secretaria de Agricultura Familiar: superação da pobreza rural; promoção da segurança e soberania alimentar; ecologização dos sistemas de produção; e, geração de renda e agregação de valor a produção.
Os profissionais da equipe do Si-Nater são vinculados as instituições Unemat/Pontes e Lacerda; Unemat/Tangará da Serra; Embrapa/Pantanal; Empaer/MT; IFMT/Campus Cáceres; CTA/Pontes e Lacerda; IZ/São Paulo; Senai-MT; PPZ/GESF/UEM; Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda; Empresa de prestação de serviços de Assistência Técnica em financiamento e Extensão Rural (Exitus); e, Incra/MT.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24808 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária