O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Taisir Karim, juntamente com vice-reitor Almir Arantes, pró-reitores, coordenadores de campi, diretores de Institutos e Faculdades estiveram ontem (01.07) em Cuiabá discutindo junto a Assembléia Legislativa do Estado apoio as políticas de consolidação da Unemat e de como poderá ser evitado qualquer proposta de federalização da Instituição. Na ocasião, a maioria dos deputados estaduais colocaram-se contrários a idéia de federalização.
O reitor mostrou os números da Unemat e ressaltou que os recursos destinados à Instituição estão sendo aplicados com responsabilidade e dentro de um planejamento cuidadosamente elaborado.
Taisir Karim esclareceu ainda que o processo de expansão da Universidade segue critérios orçamentários e técnicos.
Sobre o foco de atuação da Universidade, o reitor explicou aos deputados que ele está voltado prioritariamente para as áreas relacionadas com a vocação econômica do estado e com as necessidades da população.
Quanto ao quadro de professores, o reitor revelou que o investimento feito na qualificação dos docentes começará a dar resultados a partir do ano que vem, com o retorno dos doutores em qualificação.
O reitor da Unemat aproveitou a ocasião para dizer que a Universidade tem um dos custos mais baixos na relação orçamento aluno, comparado com outras instituições publicas.
Diante das declarações do reitor, os deputados se comprometeram em defender as conquistas da Unemat e impedir qualquer gestão por parte do executivo que trate de federalizar parte da Universidade.
A deputada Vera Araújo (PT), por exemplo, disse que a Unemat não precisa ser federalizada, pelo contrário, ela precisa ser ampliada.
A posição do deputado Carlão Nascimento (PSDB), é a mesma. O deputado disse que a Unemat cumpre com muita competência o seu papel e tem ajudado o Estado a amenizar os problemas na área de educação.
Falando em nome do governo, o deputado Renê Barbour (PPS), disse que foi incumbido pelo governador Blairo Maggi de dizer aos deputados e a direção da Unemat, que não existe nenhum projeto de federalizar a Unemat. “Ele me disse que tudo não passou de um mal entendido”, disse.
Após deixar claro para os deputados a gravidade de uma possível federalização da Unemat, o reitor Taisir Karim e sua equipe, se mostrou satisfeito com a receptividade e o interesse demonstrado pelos parlamentes. “Ficamos muito satisfeitos com a atitude da Assembléia. O parlamento é o ambiente adequado para se discutir questões importantes como esta”, frisou.
Ainda na quarta-feira, logo após o encontro com a reitoria da Unemat, a Assembléia, em sessão ordinária, aprovou, por unanimidade, a convocação da secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, para prestar esclarecimentos sobre as declarações, dadas à imprensa, em relação a Unemat.
Segundo o Deputado José Riva (PTB), presidente da Assembléia, a Secretária deve comparecer ao Legislativo entre os dias 14 e 16 deste mês. “Só falta definir o horário mais adequado. Neste momento gostaríamos que a direção da Unemat estivesse presente”, convocou.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24975 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária