Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Mostra promove o interesse de crianças e adolescentes pela ciência
PESQUISA
Mostra promove o interesse de crianças e adolescentes pela ciência
21/10/2013 16:02:46
por Andreza Pereira
Foto por: Marcos Borges
Equipe apresentando  pesquisa durante a primeira edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal
Equipe apresentando pesquisa durante a primeira edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal

     Crianças e adolescentes de sete a 17 anos apresentam na próxima sexta-feira, dia 25, cerca de 100 pesquisas na II Mostra de Iniciação Científica do Pantanal. A ação é realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (CEICIM) da Universidade do Estado de Mato Grosso e tem como público-alvo alunos da Educação Básica de Cáceres. O objetivo é fomentar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência, introduzindo-os à racionalidade desta forma de conhecimento. O evento ocorre das 9h às 17h no ginásio de esportes do campus universitário de Cáceres. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

    A mostra é a fase final de um percurso didático idealizado pelo projeto “Revelando Novos Talentos”, pertencente ao CEICIM. Na primeira fase, a equipe, composta por de dois a quatro alunos, foi inscrita e apresentada ao projeto. Na segunda etapa, ajudados por um professor orientador, os alunos desenvolveram uma pesquisa sobre o tema escolhido. Na terceira fase, os estudantes passaram a preparar a mostra, entregando um resumo expandido das pesquisas para arquivo nos anais do evento e um pôster para a apresentação de seus trabalhos. Por fim, o resultado das pesquisas será apresentado ao grande público. As investigações abrangem as áreas das Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas e foram enquadradas em quatro categorias, conforme o ano escolar dos alunos participantes.

     A proposta é que, a partir de situações vividas no dia a dia e que parecem de difícil compreensão, os estudantes se mobilizem para formular hipóteses científicas, buscando explicações para o que ocorre no seu entorno. O professor Marcos Borges, coordenador do projeto, destaca a relevância da interação precoce dos alunos com o método de produção e divulgação científica. “Queremos promover esta aproximação entre universidade e escola com um projeto que incentiva o contato do estudante desde a Educação Básica com a ciência. Nossa intenção é que a curiosidade, que as crianças carregam ao chegar ao ambiente escolar, seja instigada e fortalecida. Dessa forma, estimulamos o espírito crítico e investigativo destes atores, abrindo o caminho para a formação de futuros pesquisadores”.

     “Revelando Novos Talentos” foi idealizado por professores do curso de Matemática da Unemat e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq).

CEICIM

   O Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática consiste num conjunto de estratégias educacionais que a Unemat vem desenvolvendo tendo como objetivo melhorar a qualidade da Educação em Ciências e Matemática. Pretende ser um “um centro de ciências dinâmico e interativo realizando exposições e atividades nas áreas de Ciência e Tecnologia, além de cursos e eventos com o objetivo de popularizar a ciência e promover a divulgação científica”.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada