O concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de docente da educação superior da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) transcorre normalmente. Os candidatos já formavam grande aglomeração antes dos portões serem abertos. Tanto no Centro Universitário Unirondon quanto na E.E. Presidente Médici todos os candidatos chegaram dentro do horário estabelecido.
Apesar de terem vindo de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, os candidatos tiveram a preocupação de chegar a Cuiabá com antecedência. Muitos atravessaram os portões carregados de bagagens e algumas candidatas vieram acompanhadas de seus bebês. Os salários oferecidos pela Unemat seguidos da estabilidade oferecida pela carreira pública foram os principais motivadores da inscrição no concurso.
Luiz Souza, de Cuiabá, concorre à vaga de Administração de Materiais. Professor de carreira trabalha em duas instituições, mas está em busca de efetivação e de um planejamento curricular. Leiliane Emoto, de Paranaíba já leciona na rede estadual de Mato Grosso do Sul como contratada e seu objetivo na disputa de uma das vagas da matéria de Direito Privado também é a efetividade.
Já Giovana Castellano e o marido estão de olho nas duas vagas ofertadas no campus de Alta Floresta para a disciplina de Biologia Geral. Ambos prestam concurso há algum tempo e a oportunidade de trabalharem no mesmo município se mostrou muito conveniente. “Registra aí que nós estamos dispostos a mudar de verdade para Alta Floresta”, contou animada a candidata.
O professor “concurseiro”, Alexandre Miranda, de Vilhena em Rondônia, disse estar unindo o útil ao agradável. Ele concorre à vaga de Zootecnia do campus de Pontes e Lacerda que fica há menos de 300 km de Vilhena. “Juntou o salário que é atraente mais a proximidade de casa”, explicou. Outra candidata que quer ficar bem pertinho de casa e das duas filhas é Débora Pinto. Com a filha de apenas um mês no colo, ela e o marido João Marcelo vieram de Cáceres para concorrer a uma das cinco vagas para a disciplina de Enfermagem oferecida na cidade sede da Unemat.
Entre os mais confiantes estava a candidata de Diamantino, Sônia Pires, professora há 28 anos da rede estadual de educação, que disputa uma das disciplinas mais concorridas do concurso, Metodologia Científica, na proporção de 110 para 1 . “Serei aprovada em primeiro lugar!” Sônia ainda afirmou que esteve presente no processo de fundação da Unemat na época em que era Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (FCESC) e que seu objetivo é voltar como professora efetiva.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24768 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária