Aumentar a taxa de permanência e aprovação nos cursos de graduação por meio do trabalho estudantil em equipe. Este é o objetivo do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO), que reuniu 133 bolsistas de doze Câmpusda Universidade do Estado de Mato Grosso no final do mês passado para seu segundo curso de formação.
A programação abrangeu palestras e atividades lúdicas lideradas pelo professor Manoel de Andrade, da Universidade Federal do Ceará. Andrade foi o criador do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), que deu origem ao FOCCO. O programa inicial nasceu em 1994 por meio da iniciativa de sete estudantes que passaram a estudar de forma cooperativa e conseguiram chegar à universidade. O FOCCO, por sua vez, foi gerado pela Unemat, sendo idealizado em 2012 pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Maria Di Renzo e implantado neste ano. A Unemat passou a ser pioneira no Centro-Oeste do país em aprendizagem cooperativa no Ensino Superior.
Antecedendo os trabalhos de formação conduzidos pelo professor convidado, autoridades da Unemat se pronunciaram sobre a importância do programa para a instituição. O diretor político-pedagógico e financeiro do campus de Cáceres, Anderson do Amaral, ressaltou que o fator mais relevante no processo de aprendizagem de um aluno é seu próprio interesse, por isso, a pertinência de um movimento que realça o protagonismo estudantil.A professora Ana Maria sublinhou que é preciso que não se perca a sensibilidade cooperativa ao longo do percurso acadêmico, estimulando a aprendizagem mútua entre os estudantes.
Andrade também reiterou o valor do projeto em que está engajado há quase dez anos:“Eu me sinto como alguém que carrega uma missão, um princípio.Cooperar só é possível quando cada um desenvolve uma habilidade que pode ser útil para o todo. Espero que possamos fazer isso nestes dias”.
Bolsas e participação
O programa da Unemat oferta atualmente 133 bolsas para articuladores de célula e facilitadores de articuladores de célula de dez campi.A seleção foi finalizada no início de setembro. Estudantes que queiram participar das células devem procurar os articuladores de seus cursos. A ação tem fluxo contínuo e as células, número de componentes variável.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24810 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária