O mais novo campus da Universidade do Estado de Mato Groso (Unemat) foi inaugurado hoje (16.09), em Diamantino, com a presença do governador Silval Barbosa e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, filho do município que completa 285 anos quarta-feira (18.09). Durante a solenidade os avanços em educação no Estado e a importância do desenvolvimento intelectual e de inteligências em Mato Grosso marcaram o discurso do evento.
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, que esteve na aula inaugural do campus (09.09) relembrou os trâmites para viabilizar o décimo segundo campus da Unemat e afirmou que o maior investimento do governo estadual atual é o realizado na educação. “Com a aprovação da emenda constitucional que assegura um repasse de 2%, que chegará gradativamente até 2018 em 2,5% da receita corrente líquida do Estado podemos pela primeira vez planejar a educação superior de Mato Grosso para 15, 20 anos”.
O filho ilustre de Diamantino, o ministro Gilmar Mendes, que veio a cidade natal especialmente para a solenidade, relembrou à época que estudou no colégio dos padres jesuítas de Diamantino onde “as instalações eram modestas, mas a formação sofisticada”. Citou que não havia diferenças sociais entre os alunos que eram filhos de pessoas muito pobres, índios e outros “com um pouco mais” que o fez ver desde muito cedo a importância da educação que oferece chances para todos poderem avançar.
“Muita coisa melhorou no Mato Grosso, mas outras quedaram. Uma parcela da sociedade não pode usufruir das transformações deste Estado, mas esse modelo de educação (pública de ensino superior) me deixa muito satisfeito. Estou muito feliz. Espero que todos tenham condições de avaliar o que isso significa para Diamantino e municípios do Médio-Norte. Investimentos em educação não são visíveis como os feitos em uma ponte, uma estrada, na educação exige-se maturação.”
As transformações que tem sido implementadas na educação foram citadas pelo governador Silval Barbosa, entre elas a implantação do curso de medicina no campus de Cáceres que hoje conta com 90 alunos e o terceiro semestre. “Quando a primeira turma concluir teremos 360 alunos no curso de medicina. Num período de oito anos teremos uma leva de médicos em Mato Grosso”, afirmou Silval que vê esse aporte como uma das necessidades básicas na área de saúde.
O governador frisou a criação do instrumento para investimento de 2,5% da receita corrente líquida do Estado para a Unemat e a oferta do quarto melhor salário de professores em ensino superior do país, bem acima do piso nacional, assim como a contratação de 10 mil professores concursados na sua gestão.
“Unemat Diamantino é um sonho!” Com essas palavras o prefeito Joveano Linconl se referiu a universidade que possibilitará o ingresso no ensino superior de inúmeras pessoas em Diamantino que queriam estudar e não tinham condições financeiras.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24786 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária