Teve início hoje o I Ciclo de Palestras em comemoração aos 20 anos do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres. A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Maria Erotildes Kneip foi a escolhida para dar início aos trabalhos.
A mesa que antecedeu a fala da magistrada enfatizou a importante atuação não só jurídica, mas política da desembargadora no Estado. A palestrante iniciou a sua fala cumprimentando a faculdade pelos seus 20 anos, “trajetória que indica uma maturidade do curso e de seus docentes”. Em sua explanação, Maria abordou temas de Direito Penal como o conceito de crime e de pena.Trouxe contribuições teóricas sobre as definições e também notícias veiculadas na imprensa ilustrando casos atuais de crimes para promover o debate. Sua experiência no julgamento de fatos criminosos em Cuiabá e Várzea Grande também serviram para fomentar as discussões. O contexto de violência em Mato Grosso, a precariedade dos presídios brasileiros, a vitimização de negros jovens em crimes violentos foram pontos ainda trazidos.
Para Maria, o enfrentamento eficaz da violência e do crime no país não será possível pela intensificação de uma ação de punição do Estado e sim por caminhos educativos e transformadores dos contextos sociais. Em suas palavras: “Mais do que aumentar o poder de repressão estatal, o Brasil precisa de homens e mulheres honestos e honrados à sua frente. Faz-se necessária uma mudança de mentalidade para que deixemos de ver a prisão como a única resposta ao crime. Temos hoje ações isoladas de indivíduos do poder judiciário, mas precisamos mesmo é de políticas públicas que tornem essa outra realidade possível. Acredito na educação como a grande ferramenta libertadora das pessoas”. Após a palestra, estudantes e professores puderam fazer seus questionamentos.
A iniciativa foi proposta pelos professores da faculdade em diálogo com os representantes do Centro Acadêmico. As palestras ocorrerão no período da manhã, mensalmente, no bloco do curso. Os próximos convidados são o promotor de Justiça de Mato Grosso Antônio Piedade, que se apresenta no dia 20 deste mês e o juiz do Trabalho André Molina.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24776 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária