O professor Adriano Silva, reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve em Nova Mutum ontem, (10.09) onde cumpriu uma extensa agenda que envolvia a transferência dos cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova) para a Unemat. O campus da Unemat/Nova Mutum entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2014. A nova unidade começará suas atividades com cerca de 650 alunos.
Durante a tarde foi realizada nas dependências da Uninova uma reunião sobre a preparação da documentação de competência da Unemat no processo de transferência entre o reitor, professor Adriano Silva, e a futura diretora político-pedagógica e financeira do campus, a professora Eloísa Mignoni, entre outros representantes da Unemat; o professor Aguinaldo Garrido, presidente do Conselho Estadual de Educação; o prefeito em exercício, Leandro Félix e secretários; o presidente da Câmara, Luís Carlos Gonçalves e vereadores; e, a diretora da Uninova, Telma Saravy.
Além da coletiva concedida à imprensa local, o reitor e integrantes da comitiva da Unemat visitaram as dependências físicas da Uninova. À noite o encontro com os acadêmicos da Uninova serviu para elucidar e tranquilizar toda comunidade de Nova Mutum preocupada com o futuro da instituição.
Durante o encontro o professor Adriano Silva contou como nasceu a Unemat há 35 anos, apresentou a instituição, falou sobre os 12 Câmpuse informou o início das atividades do 13º campus para o primeiro semestre de 2014 em Nova Mutum. Ainda apresentou os 59 cursos oferecidos pela Unemat em todo estado de Mato Grosso, os programas de mestrado e doutorado e a política da universidade de combate a evasão.
Os cursos de Administração, Agronomia e Ciências Contabéis farão parte do vestibular para o primeiro semestre de 2014. As duas turmas do curso de Pedagogia serão transferidas à Unemat, transformadas em turmas únicas.
Transferência: A Uninova é a primeira instituição de ensino superior municipal a ser transferida para o Estado. O processo foi necessário por questões legais. A União do Ensino Superior de Nova Mutum cobrava mensalidades o que fere a legislação brasileira que prevê a oferta do ensino público de forma gratuita. Diante do impasse, a estadualização da instituição se tornou uma vontade e um pedido da comunidade que viu no processo de transferência dos cursos à Unemat uma solução de qualidade para o problema.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24757 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária