As Olimpíadas da Universidade do Estado de Mato Grosso que estão acontecendo em Cáceres vem movimentando a cidade. São cerca de mil pessoas envolvidas diretamente na atividade, seja como atletas, árbitros, comissão organizadora, pessoal da limpeza, voluntários, professores e servidores em geral.
Por dia, são servidas três mil refeições, para os 641 atletas, cerca de 150 pessoas envolvidas na comissão organizadora e voluntários e árbitros.
A arbitragem envolve cerca de 30 profissionais que estão apitando e fiscalizando as oito modalidades esportivas que estão sendo disputadas: handebol, futebol, voleibol, basquetebol, natação, atletismo, tênis de mesa e xadrez.
Para atender toda a logística de atendimento das delegações e pessoal de apoio, o café da manhã, almoço e jantar são servidos no Rotary Clube. Os atletas, vindos de todos os Câmpusda Unemat estão hospedados no campus Jane Vanini, no bairro Cavalhada.
Até o momento a Unemat registrou 10 lesões consideradas leves, em decorrência das competições esportivas. Todos os atletas foram atendidos e encaminhados para o Pronto Atendimento Municipal e Hospital Regional para medicação e avaliação médica, sendo liberados em seguida.
As disputas esportivas estão acontecendo nos três períodos, matutino, vespertino e noturno nos seguintes locais: Cidade Universitária, Sesi Clube, Ginásio Didi Profeta, Clube Humaitá e na Coordenação do Campus Jane Vanini. No período noturno no pátio do campus acontecem atividades culturais para toda a comunidade.
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, destaca que o espírito esportivo e de solidariedade vem marcando esta edição da competição. “As Olimpíadas é um momento ímpar na vida do acadêmico, que pode interagir com acadêmicos de outros campi, de estabelecer amizades e contatos que podem perpetuar ao longo da vida. Além disso, o fato de sermos uma universidade multicampi, muitas vezes nossos alunos não conhecem outras realidades e nesses momentos podem trocar experiências” afirma.
Segundo ele, a organização e a participação efetiva dos Câmpuse dos acadêmicos nas competições demonstra que a Unemat deve procurar cada vez mais privilegiar e proporcionar atividades e encontros como esses. “Tenho andado nos locais das competições e tenho ficado satisfeito com o envolvimento da comunidade acadêmica, dos servidores, voluntários e também da população de Cáceres que vem recebendo com alegria nossos alunos”, disse.
As competições seguem até o próximo domingo (08) com a entrega das premiações para as equipes vencedoras e delegações.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24788 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária