A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Profletras) campus Unemat foi realizada na manhã desta terça-feira (03.09). Os 18 professores alunos aprovados entre mais de 200 inscritos para o campus de Cáceres serão a primeira turma na modalidade de Mestrado Profissional em Letras de Mato Grosso.
A proposta do Profletras, mestrado profissional em rede nacional com aulas presenciais e semipresenciais, é a capacitação de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental na busca de qualidade. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa da rede nacional sob a coordenação geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com dois campi, o de Cáceres e o de Sinop.
De acordo com a professora Vera Regina Silva, coordenadora do Profletras de Cáceres os professores alunos, dos quais 11 são egressos da Unemat, podem esperar do mestrado “Formação e reflexão da fundamentação teórica aliada à prática de sala de aula.” Já a expectativa da coordenação da Unemat é que através do Profletras as práticas de sala de aula possam ser modificadas para que se possa atingir o que se espera do campo da linguagem junto ao ensino fundamental.
Odair José Vargas, professor de Letras com especialização em Aquisição da linguagem Oral e Escrita, leciona na Escola Estadual Conquista do Oeste. Ele está entre os 18 alunos do mestrado profissional de Cáceres. Vargas considerou democrática a forma de seleção mediante duas provas, uma objetiva e a outra dissertativa, realizadas no Brasil, concomitantemente para os concorrentes das 30 universidades que participam do Profletras.
A motivação encontrada por Odair para participar do mestrado está diretamente ligada ao resultado que espera atingir profissionalmente. “O bom professor precisa estudar, trocar experiências, pensamentos para contribuir com os colegas e com os alunos. Os problemas existem nas escolas de todos os lugares e o estudo e o conhecimento são necessários para a prática na sala de aula”.
A mesa da aula inaugural foi composta pelos professores da Unemat, Ana Maria de Renzo, pró-reitora de Ensino de Graduação; Áurea Regina Ignácio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação; Vera Regina Silva, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Profletras) de Cáceres; Anderson Marques Amaral, diretor da unidade regional de Cáceres; João de Deus dos Santos, diretor da Faculdade de Educação e Linguagem, mais a professora Luciane Miranda, diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), representando o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes e o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24770 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária