Um dos desafios do Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária é investir em programas de alfabetização do trabalhador rural e garantir a continuidade de sua formação até sua chegada à universidade. Em reunião com o reitor Taisir Karim e professores da Unemat, o superintendente do Incra em Mato Grosso Leonel Wohlfahrt disse que é necessário diversificar ações no campo da Educação e para isso conta os projetos da Universidade.
“A Unemat já é parceria do Incra e continuará sendo, agora elaborando novos projetos”, afirma Taisir, referindo-se a formatura no mês de julho da primeira turma do Cpera, Curso de Pedagogia aos Educadores da Reforma Agrária, com professores dos assentamentos de oito estados do País.
Wohlfahrt diz que o acúmulo de experiências bem-sucedidas entre as instituições é um elemento estratégico nos projetos de alfabetização. “O analfabetismo faz com que muitas ações rurais sejam mal elaboradas”, confirma.
Para tanto, o Incra atua por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, Pronera. Atualmente os campi universitários de Barra do Bugres e Nova Xavantina desenvolvem projetos de alfabetização aos trabalhadores do campo e suas famílias financiados pelo Programa.
De acordo com Leonel, essas ações vão permitir as pessoas assentadas apropriarem-se de conhecimentos fundamentais a sua permanência no campo, compreendo o valor político de suas atividades.
Segundo o executor da unidade avançada do INCRA na região, Alonso Batista dos Santos, responsável por 14 municípios com 34 assentamentos e 17 acampamentos, a reforma agrária deve criar condições de desenvolvimento humano, possível somente com Educação. “As pessoas assentadas vivem em condições tão precárias que acabam colocando a Educação em segundo plano”.
Na reunião, foi discutida também a implantação de uma pós-graduação na área da agricultura familiar para qualificação de profissionais que atuam em órgãos do Estado. Os cursos seriam organizados por professores do Programa de Ciências Agro-Ambientais da Unemat.
Mudar esse quadro desfavorável no campo é consenso dentro da Universidade. “A iniciativa é importante porque irá resgatar uma parcela da sociedade historicamente excluída dos processos de Educação”, lembra Laudemir Zart, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24929 | Impressões: 158383 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária