Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat tem link dedicado para acesso aos sistemas do governo do Estado
INFOVIA
Unemat tem link dedicado para acesso aos sistemas do governo do Estado
06/05/2013 08:38:29
por Lygia Lima
Foto por: Internet

 

O acesso via web da Universidade do Estado de Mato Grosso com os sistemas do governo do Estado estão mais ágeis. É que desde o início deste mês a Unemat passou a integrar a infovia, uma rede de internet de fibra ótica exclusiva para os programas estaduais como SEAP, SIGPROJ, FIPLAN, SIGPAT, entre outros.

O pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Weily Toro, destaca que estando na infovia a Unemat tem uma banda de 20 mega para conexão nos sistemas estaduais que podem ser utilizadas por todos os Câmpuse unidades administrativas da instituição, sem que os dados trafeguem pela conexão de internet da Unemat.

“Estando na infovia temos um trafego de informações através dos sistemas governamentais melhor, mais ágil, sem depender da nossa conexão de internet”, destaca o pró-reitor. Ele lembra que desde que a atual gestão assumiu em 1º de outubro de 2010, um dos desafios era melhorar a comunicação por meio da internet.

“Há dois anos, a Reitoria, que era o local com maior capacidade de conexão tinha uma internet de 2mega e nos Câmpusessa conexão era ainda menor, hoje a Unemat tem uma internet de 40 mega, o que demonstra o investimento que a atual gestão, com o professor Adriano Silva, vem fazendo para melhorar a comunicação entre os Câmpuse agilizar os trabalhos da instituição”, afirma Weily.

Outra vantagem da Infovia é que como a conexão é direta via fibra ótica , funciona em alta velocidade, a instituição não tem que compartilhar a conexão com demais órgãos e setores do governo para acessar os sistemas, principalmente em períodos críticos do mês quando o acesso a esses sistemas é maior.

“Com a infovia a Unemat pode acessar os sistemas como se estivesse fisicamente no Centro Político Administrativo (CPA) em Cuiabá, mesmo estando em locais mais distantes como em Cáceres, Luciara, ou Juara”, resume o supervisor de redes e suporte da Unemat, Camillo Araújo.  

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada