Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat desenvolve atividade de extensão com mulheres do assentamento Antônio Conselheiro
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Unemat desenvolve atividade de extensão com mulheres do assentamento Antônio Conselheiro
29/04/2013 16:07:24
por Texto enviado pelo LMC

O Laboratório de Metodologia Científica (LMC), da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Barra do Bugres está desenvolvendo o projeto Inclusão de Gênero: Teia Sistêmica Feminina no Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Aromáticas aprovado edital CNPq/SPM-PR/SUDECO, junto ao assentamento Antônio Conselheiro, com execução na Escola Estadual Marechal Candido Rondon.

O objetivo do projeto é capacitar política e tecnicamente mulheres que vivem no campo, possibilitando que elas atuem no mercado da economia solidária, obtendo assim uma geração de renda extra com a produção de artefatos a partir de plantas medicinais e aromáticas. Atividade extensionista é coordenada pela professora Marfa Magali Roehrs e tem duração de 100 horas presenciais em cinco etapas e outras 100 horas de acompanhamento, segundo Pedagogia da Alternância. É oferecido atendimento pedagógico (sala da Ciranda) para as crianças de 3 a 10 anos, filhos das mulheres cursistas neste projeto.                                                                 

O projeto de extensão é um espaço de educação não-formal que visa o desenvolvimento e equidade social, proporcionando a troca técnica científica entre professores, acadêmicos e comunidade de modo que o tripé: ensino, pesquisa e extensão se desenvolvam em conjunto.

As ações contam com as parcerias da Secretaria de Agricultura da Barra do Bugres, Secretaria de Agricultura de Tangará da Serra, Câmara Técnica das Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Superintendência de Educação e Diversidade da Secretaria Estadual de Educação, além de professores da Universidade do Estado de Mato Grosso dos cursos de Biologia - Tangará da Serra, Pedagogia-Juara, cursos de Matemática, Engenharia de Produção Agroindustrial e Engenharia de Alimentos do campus de Barra do Bugres, além do Instituto Federal de Mato Grosso de Campo Novo do Parecis, além de acadêmicos e bolsistas. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada