O Comitê Julgador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recomendou o projeto da Universidade do Estado de Mato Grosso para Monitoramento e Avaliação das Obras e Serviços – Copa do Mundo Fifa 2014 – Cuiabá.
O projeto será desenvolvido atendendo a demanda da Fifa e do Ministério dos Esportes visando verificar a conformidade com os requisitos e sugerindo, quando necessárias, modificações e ajustes para melhoria dos resultados e adequação de procedimentos as normas de conformidade internacional.
Dentro deste projeto a Unemat vai desenvolver os subprojetos: Arena Multiuso Pantanal, Aeroporto Internacional Marechal Rondon, Mobilidade Urbana, Energia, Telecomunicações, Saúde e Turismo.
Entre as metas proposta pela Unemat para as obras da copa do Mundo, está o monitoramento das obras e ações de planejamento de serviços que estão sendo executados em Cuiabá, bem como a avaliação dessas obras, além de pesquisa e prospecção de oportunidades geradas pelas obras da Copa 2014 na cidade dentro da cadeia de produção e o levantamento de pesquisa sobre possíveis impactos sociais, econômicos e ambientais para Cuiabá em decorrência das obras e serviços.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat e coordenadora do projeto, Áurea Regina Ignácio destaca explica que o projeto será financiado pelo Governo Federal, segundo a encomenda do Ministério dos Esportes e CNPq e será realizado em todas as cidades sede da Copa do Mundo. “Aqui em Mato Grosso, a Unemat foi a instituição recomendada para realizar o trabalho e vamos desenvolver com nossa equipe de professores, pesquisadores e acadêmicos um diagnóstico dos problemas e apontar soluções para as obras e ações geradas pela Copa do Mundo”, diz.
Áurea salienta que a Unemat mesmo não tendo campus em Cuiabá, conta com o apoio do Governo do Estado/Secopa e terá uma sala/escritório para todos os estudos e análises presenciais. “Os sete subprojetos envolverão doutores e mestres da nossa universidade e alunos bolsistas. Os engenheiros, na sua maioria são do campus de Sinop, campus com o curso de engenharia com doutores bem qualificados. Os administradores, sociólogos e contadores são dos Câmpusde Cáceres, Tangará da Serra e de Sinop, justificando os recursos para mobilidade. Os médicos e biólogos são do campus de Cáceres. Os turismólogos são do campus de Nova Xavantina. Portando será um projeto que envolverá vários pesquisadores, buscando uma efetiva contribuição, sobretudo no que se refere a minimização de gargalos e a proposição de novas oportunidades para Cuiabá e Mato Grosso”, enfatiza. .
O projeto deve ser executado em 12 meses e sempre que necessário a Universidade fará os apontamentos e correções necessárias, além de apresentar os resultados que a Copa do Mundo vai deixar para a população de Cuiabá e Mato Grosso.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24802 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária