Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Pesquisadores da Unemat apresentam trabalhos em evento latino-americano
CONHECIMENTO
Pesquisadores da Unemat apresentam trabalhos em evento latino-americano
04/03/2013 11:43:14
por Lygia Lima

Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso, do campus de Sinop e pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLIA), apresentaram na semana passada (27/02) resultados de pesquisas no IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, realizado na UnB.

No Simpósio intitulado “Linguagem, Conhecimento e Formação: Teorias e práticas de formação continuar de docentes vivenciadas/desenvolvidas no contexto público de ensino estadual de Sinop/MT”, realizado no dia 27/02/13, foram apresentados os seguintes trabalhos sob a coordenação da professora e coordenadora do GEPLIA, Leandra Ines Seganfredo Santos: “Os ciclos de formação humana em Mato Grosso e as orientações curriculares para a área de linguagem”, por Sara Cristina G, Pereira, Ketheley Leite F. Rey e Élidi Preciliana Pavanelli Zubler, do CEFAPRO/Sinop, e “O currículo da escola organizada em ciclos de formação humana: concepções teórico-metodollógicas dos educadores da área da linguagem”, por Lucineide da Silva (CEFAPRO/Sinop ) e José Tarcísio Grunennvaldt (UFMT). O simpósio contou com a participação da professora dra. Rosinda de Castro Guerra Ramos (PUCSP) como debatedora.

Os pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada também participaram de duas sessões de coordenadas. Na primeira, intitulada “O desafio dos múltiplos letramentos: importância da formação contínua de docentes da área da linguagem”, as professoras-formadoras do Cefapro/Sinop fizeram as seguintes apresentações: “Letramento: um desafio para a formação continuada em serviço”, por Eliane Carvalho de Oliveira e Lucineide da Silva; “A Linguagem utilizada pelos adolescentes e jovens na comunicação eletrônica: possibilidades, limites e implicações para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa”, por Arlete Tavares Buchardt e Élidi Preciliana Pavanelli Zubler; e “Formação continuada de docentes de língua inglesa a distância: uma experiência na plataforma e-proinfo”, por Marli Cichelero.

Na segunda sessão coordenada denominada “Grupo de estudos em pesquisas em lingüística aplica: discutindo formação e práticas docentes”, foram apresentadas as pesquisas realizadas acerca do ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças. A professora Juliana Freitag Schweikart (Unemat/Sinop) socializou seu projeto de tese de doutoramento sobre a “Implantação do programa mais educação: oficinas de língua inglesa nas escolas municipais de sinop”. Já as professoreas Joseane S. da Silva e Vera Lucia de O. P. Buose (Redes Estadual e Municipal de Ensino Público de Sinop/MT) compartilharam resultados de estudos realizados no Curso de Especialização em Linguística Aplicada ofertado pela Unemat/Sinop, entitulados: “Reflexões acerca das crenças dos alunos de um curso de especialização lato-sensu sobre a oferta de ensino de língua inglesa para crianças” e “Projeto de aprendizagem de Língua Inglesa para crianças”.

A coordenadora do GEPLIA, professora Leandra, destaca que o momento foi muito importante, já que s pesquisas realizadas em Mato Grosso, sobretudo em Sinop, puderam ser compartilhadas com pesquisadores do país e exterior.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada