A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza neste sábado (02) em Barra do Bugres o encerramento da etapa presencial dos cursos de licenciatura em Pedagogia Intercultural; Línguas, Artes e Literatura, Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza. As atividades terão início às 19 horas na Escola Agrícola.
A Unemat atende 100 acadêmicos indígenas de 32 etnias diferentes e 30 línguas distintas nos cursos que estão em andamento. Para o reitor da instituição, Adriano Silva, o compromisso é garantir a continuidade da formação indígena sempre respeitando a diversidade étnica e cultural de modo a assegurar a cidadania.
Os cursos ofertados pela Diretoria de Gestão de Educação Indígena são pioneiros no Brasil e na América Latina e já incentivaram que outras universidades também passassem a oferecer cursos específicos e diferenciados para os povos indígenas.
Para o encerramento da etapa presencial os alunos indígenas vão apresentar danças típicas e devem expor as experiências do projeto de ensino aprendizagem na universidade.
As aulas ofertadas ocorrem em etapas distintas. As aulas presenciais ocorrrem duas vezes por ano, e nesse momento os acadêmicos ficam alojados em Barra do Bugres em um processo intensivo de aulas. A segunda etapa ocorre nas aldeias e terras indígenas com a supervisão dos professores.
Para a atividade de encerramento da etapa, além de autoridades acadêmicas, como o reitor da Unemat, Adriano Silva, pró-reitora de Ensino e Graduação, diretor de Gestão de Educação Indígena, Wellington Quintino, diretor político-pedagógico e administrativo do Campus de Barra do Bugres, Alexandre Porto, também estarão presentes secretários de estado, como Rafael Bello, da Ciência e Tecnologia, representantes da Secretaria de Educação e autoridades civis, Prefeitura Municipal e Fundação Nacional do Indío que são parceiros na execução do projeto.
Sobre a Faculdade: O projeto pioneiro iniciou em julho de 2000 e já formou mais de 300 acadêmicos das turmas de 2006, 2009 e 2012, além de ter proporcionado cursos de pós-graduação para 94 acadêmicos, sendo desenvolvido no campus da Unemat em Barra do Bugres.
A execução dos cursos é feita por meio de parcerias desenvolvidas com a Fundação Nacional do Indio (Funai), Governo de Mato Grosso por meio da Seduc, Secitec e também pela Prefeitura de Barra do Bugres.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24774 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária