Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Indígenas de 32 etnias estão em aulas pela Universidade do Estado de Mato Grosso
PLURALIDADE
Indígenas de 32 etnias estão em aulas pela Universidade do Estado de Mato Grosso
30/01/2013 11:15:27
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso está ministrando a etapa presencial dos cursos de licenciatura ofertados pela Diretoria de Gestão de Educação Indígena em Barra do Bugres. As aulas que começaram no dia 09 de janeiro seguem até a próxima semana, dia 06 no município.  No próximo sábado, dia 02, haverá uma atividade cultural pelos acadêmicos para marcar o encerramento da etapa.

 

As aulas dos cursos de licenciaturas em Pedagogia Intercultural, Línguas, Artes e Literatura, Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza, atendem 100 acadêmicos de 32 etnias diferentes e 30 línguas distintas.

 

A marca dos cursos ofertados de forma específica e diferenciada para os indígenas é o respeito a diversidade e pluralidade étnica. Durante a etapa presencial, os indígenas enfatizam a importância de conviver com povos diferentes como afirma Marcelo Munduruku, que destaca o intercâmbio de conhecimento.

 

Para a atividade de encerramento da etapa estão sendo convidadas as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Educação e além dos gabinetes da Governadoria e Vice-governadoria que são parceiros na realização dos cursos. Também estarão presentes a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres e a Fundação Nacional do Índio. O reitor Adriano Silva e diversas autoridades acadêmicas também participarão das atividades com os indigenas.  

 

Neste ano, todas as atividades da Diretoria de Gestão de Educação Indígena estão sendo desenvolvidas na Escola Agrícola e não no campus da Unemat como forma de facilitar as atividades para os acadêmicos indígenas, já que eles não precisam se deslocar até o centro da cidade para assistir as aulas. Como forma de garantir as condições necessárias para o ensino e aprendizagem, a Unemat realizou investimentos na estrutura física nas salas de aula como a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

 

O diretor de Gestão e Educação Indígena, Wellington Quintino, que assumiu recentemente, destaca que os projetos de educação indígena dentro da Unemat estão assegurados, como a abertura de novas turmas, além do compromisso de garantir investimentos visando a qualidade dos cursos.

 

Sobre a Faculdade: O projeto pioneiro iniciou em julho de 2000 e já formou mais de 300 acadêmicos das turmas de 2006, 2009 e 2012, além de ter proporcionado cursos de pós-graduação para 94 acadêmicos, sendo desenvolvido no campus da Unemat em Barra do Bugres. A execução dos cursos é feita por meio de parcerias desenvolvidas com a Fundação Nacional do Indio (Funai), Governo de Mato Grosso por meio da Seduc, Secitec e também pela Prefeitura de Barra do Bugres.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada