Na manhã desta sexta-feira (23/07), no auditório do CCET a palestra de Belini Grando analisou o tema Corpo, Educação e Identidade: Relações de Fronteira, encerrando o ciclo de conferências e mini-cursos do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte na 56ª SBPC, na UFMT.
Doutora na área de Educação e professora da Unemat no campus universitário de Cáceres, Beleni apresentou alguns aspectos de seus estudos com os indígenas de Bororo em Meruri (MT), base de sua pesquisa de doutorado.
Um trabalho que se traduz no esforço de compreender de forma adequada as relações interculturais nas práticas corporais dos Bororo, que desde o começo do século passado têm contato com os salesianos.
De acordo com Beleni, uma proposta de educação de fronteira implica a utilização de conhecimentos universais adaptados e novas técnicas corporais. Ela estudou a prática do futebol entre os Bororo e diz que por meio dele os adultos transferem seus conhecimentos e valores aos jovens índios. “O futebol é sobretudo uma atividade de interação da comunidade, onde se transmitem regras de conduta e comportamento”, observa.
A pesquisadora acrescenta ainda que a lógica dada ao futebol pelos índios Bororo é bem peculiar e sofre mudanças de acordo com o que define como relações de fronteira. “Quando o time dos Bororo enfrenta um time de não índios a partida tem um significado diferente daquele existente ao jogarem entre si ou com um time de outra comunidade indígena”, esclarece.
A professora participa da próxima etapa intensiva do projeto 3º Grau Indígena no campus universitário de Barra do Bugres, uma parceria entre Unemat e Seduc. Ela avalia que o trabalho com a educação física é uma oportunidade de criar um espaço de diálogo com os saberes que se encontram nas fronteiras do conhecimento. “As relações são cercadas por conflitos e preconceitos que podem ser superados com o entendimento histórico e cultural dos povos indígenas. O corpo é construído e possui significados que quando compreendidos permitem um convívio melhor”, disse Belini, num auditório lotado e com educadores do MT e de todo País.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24877 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária