Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Governo entrega 29 laboratórios de informática para Unemat
INCLUSÃO SOCIAL
Governo entrega 29 laboratórios de informática para Unemat
07/12/2012 16:02:47
por Lygia Lima
Foto por: Josi Pettengill/Secom-MT
Entrega Catis
Entrega Catis

A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu nesta sexta-feira (07) 29 Centros de Acesso a Tecnologia e Inclusão Social (Catis), totalizando 319 computadores que serão utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão. A entrega foi feita pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) no Palácio Paiaguás.

Os Catis foram adquiridos com emendas parlamentares dos deputados federais alocados no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) e colocados à disposição do governo do Estado por meio da Secitec, que por sua vez repassou para diversos projetos e órgãos estaduais.

O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, destacou a importância desses Catis que vão beneficiar diretamente a população mato-grossense, que terão acesso a laboratórios de informática por meio dos projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Câmpuse núcleos pedagógicos, além de fortalecer o ensino e a pesquisa dentro da instituição.

Outro ponto destacado por Adriano é a necessidade de maiores investimentos por parte do governo federal nas universidades estaduais que representam cerca de 50% das vagas no Ensino Superior no Brasil e que recebem poucos recursos da esfera federal, sobrecarregando os Estados. “Essa parceria governo federal, por meio das emendas parlamentares, governo do Estado e Unemat é muito positiva, pois representa um aporte financeiro importante cujo o maior beneficiário é a população”, ressaltou.

O secretário José Lacerda destacou que “é extremamente importante o avanço tecnológico no Estado de Mato Grosso; o governo vem investindo nessa área”. Segundo Lacerda, ainda existe uma carência que exige mais investimento para socializar a informação e a tecnologia para a sociedade. “Hoje, ainda há um população muito pequena, em nível de Brasil, que não ultrapassa 25%, que está integrada a essa informação, enquanto o avanço mundial exige que todos tenham, por meio da informação e da tecnologia, acesso à massa crítica do conhecimento”. E o Governo de Mato Grosso entende que é fundamental a distribuição desses laboratórios de inclusão tecnológica e social.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, enfatiza que os laboratórios tem a finalidade de inclusão social e as entidades e órgãos não poderão usar para fins administrativos. “O objetivo é trazer a sociedade para dentro dessas instituições e promover a inclusão digital e social”.

Cada Centro de Acesso a Tecnologia e Inclusão Social conta com 10 computadores, 10 estabilizadores, 11 conjuntos de mesa e cadeira, um rack, balcão, servidor, impressora, projetor multimídia, ar-condicionado, quadro branco, modem e nobreak. Os equipamentos serão instalados nos Câmpusde Alto Araguaia (03), Alta Floresta (01), Barra do Bugres (06), Cáceres (08), Colíder (02), Juara (01), Luciara (01), Pontes e Lacerda (01), Sinop (02) e Tangará da Serra (02), além dos núcleos pedagógicos em Confresa (01) e Vila Rica (01).  

Além da Unemat, as secretarias de Administração e de Segurança Pública, e também a Universidade Federal de Mato Grosso também receberam laboratórios.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada