Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Pesquisadoras da Unemat publicam livro sobre Orquídeas de Mato Grosso
PESQUISA
Pesquisadoras da Unemat publicam livro sobre Orquídeas de Mato Grosso
29/11/2012 10:06:38
por Danielle Tavares
Orquídeas Nativas de Mato Grosso
Orquídeas Nativas de Mato Grosso

 

 

A professora Celice Alexandre Silva e a egressa Ana kelly Koch, ambas curso de Ciências Biológicas do campus de Tangará da Serra da Unemat, publicam obra inédita sobre as Orquídeas Nativas de Mato Grosso. 

São tratadas 68 espécies, distribuídas em 50 gêneros. Dentre elas, 20 são consideradas novos registros para Mato Grosso, evidenciando a carência de estudos florísticos e taxonômicos para o Estado.

Segundo a professora Celice a publicação dessa obra vem ampliar os estudos sobre a flora orquidológica de um Estado, rico em biodiversidade e que ainda apresenta muitas lacunas no conhecimento de sua flora. 

As espécies são provenientes principalmente da região sudoeste do Estado, área em que o Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica se associam, além das regiões do extremo norte em áreas adjacentes aos rios Juruena e Teles Pires e das proximidades dos rios Mutum e Papagaio e Cravari.

Após a apresentação da chave para identificação de cada gênero, há informações sobre cada espécie como nome da espécie, autor que a descreveu, a obra em que foi publicada e dados de distribuição geográfica. Ao final dessa obra é apresentado um glossário para esclarecimentos de termos botânicos.

Parte da tiragem será distribuída gratuitamente para escolas municipais, estaduais e particulares de Tangará da Serra, Câmpusda Unemat e instituições de ensino e pesquisa em atuação no Estado. Para quem quiser adquirir um exemplar, é possível acessar o site da Editora Carlini & Caniato: www.tantatinta.com.br/.

A obra foi financiada pela Fapemat e com o apoio da Cravari Geração de Energia S.A.

Sobre as autoras- A professora Celice Alexandre Silva possui mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (MG) é curadora do herbário TANG (Tangará da Serra-MT).  Ana Kelly Koch graduou-se em Ciências Biológicas pela Unemat, campus de Tangará da Serra, possui mestrado em Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica Tropical e atualmente é pesquisadora Bolsista pelo CNPq no Museu Paraense Emílio Goeldi (PA).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada