A Faculdade de Educação (Faed) e o Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresentaram à pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prppg) as propostas de mestrado institucional que serão submetidas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As propostas têm a finalidade de atender a demanda por qualificação profissional do Estado e dão início à política de pós-graduação stricto-sensu da Universidade.
“ Esses projetos representam o esforço materializado dos professores da Universidade, que sinalizam com uma proposta sólida de qualificação para os profissionais técnicos e da Educação em MT”, avalia Laudemir Zart, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
De acordo com ele, os projetos de mestrado apontam para a capacidade da Instituição de buscar recursos e inserir-se no cenário nacional de pesquisa com uma produção regional de qualidade, fortalecendo a pós-graduação no Estado. “São poucas as universidades em MT que oferecem mestrado”, ressalva.
Faed
O projeto da Faed consiste na oferta de um mestrado em Educação, sob o título Educação e Fronteira, ele pretende formar pesquisadores e capacitar docentes na área de educação para atuarem no Estado. Sua elaboração privilegia a diversidade de conhecimentos e saberes contidos nos aspectos regionais da cultura mato-grossense. E dessa forma, propõe transpor as fronteiras desse panorama socioeconômico e colaborar com o processo de inclusão utilizando a educação como ferramenta de transformação social.
Para tanto, um dos pilares de sustentação do mestrado é o trabalho desenvolvido pelo corpo docente da Universidade junto aos grupos étnicos e social: o 3º Grau Indígena (Unemat/Seduc) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) – em parceria com o Incra – são alguns deles. O conhecimento retirado da prática docente credencia a sua linha de ensino, pesquisa e extensão.
Outra característica do projeto é o atendimento para além das fronteiras brasileiras. A proximidade entre a Universidade e a Bolívia permitiu ao projeto incluir em sua proposta o atendimento aos educadores da América Latina.
A área de concentração do projeto (educação e fronteiras) está dividida em duas linhas de pesquisa: tradição de conhecimento e fronteiras e políticas de educação, movimentos sociais e fronteiras.
ICNT
Com base na biodiversidade de MT e na reunião das diversas áreas do conhecimento, o ICNT elaborou o projeto de mestrado em Ciências Ambientais. Avaliação e Gestão de Processos Sócio-ambientais e Educação e Sociedade e Meio-ambiente, são as áreas de concentração; subdivididas em três linhas de pesquisa: Avaliação da Biodiversidade, Avaliação e Gestão de Bacias Hidrográficas, e Impactos Ambientais e Recuperação de Ecossistemas.
A proposta de pós-graduação foi desenvolvida por uma comissão multiCâmpuse interdisciplinar, com o propósito de ser abrangente e atender as demandas do Estado. O projeto contou ainda com o apoio da Divisão de Elaboração e Financiamentos de Projetos (órgão ligado a Prpdi) ao traçar um perfil regional que valoriza o profissional da Universidade.
Dentro do planejamento institucional o mestrado é uma das peças de operacionalização do Programa ABC – Água, Biodiversidade e Cultura.![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24894 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária