Elementos como identidade, gênero, negritude e relações de trabalho presentes em obras literárias oriundas do Brasil, Portugal, África e Peru constituem-se em objeto de estudo de professores e graduandos do município de Cáceres, envolvidos num projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat por meio do departamento de Letras do Campus Jane Vanini.
Denominado Literatura Comparada: Uma Perspectiva Estética, Histórica, Cultural e Filosófica, o projeto envolve 40 participantes de diversas áreas do conhecimento, entre professores, acadêmicos, bolsistas e alunos egressos da Universidade e professores da rede pública de ensino que estudam avaliam e comparam textos produzidos por autores consagrados como João Cabral de Melo Neto, José Maria Arguedas, José Saramago, Carlos Malheiros Dias e Aluízio de Azevedo identificando os contextos sócio-históricos em que as obras foram produzidas.
A idéia segundo a coordenadora geral do projeto, Leonice Rodrigues Pereira é envolver o grupo no movimento de pesquisa tendo as questões literárias como objeto de investigação das relações culturais e das diferentes realidades presentes em cada obra.
Interdisciplinaridade
Com o intuito de promover o dialogo entre as diversas áreas do saber o projeto abre espaço para o contato da literatura com a História, Geografia, Filosofia e Sociologia possibilitando um trabalho interdisciplinar. “Elementos que identificamos na literatura diz muito sobre a vida de um determinado povo, num determinado tempo e nós trabalhamos, também na História, essa representação social”, afirma a professora da rede básica de ensino Márcia Regina Matias, enquanto analisa um texto do poeta e escritor João Cabral de Melo Neto.
Formação
Para o professor de Letras da Escola Estadual Mário Mota, Rinaldo Pereira o projeto de Pesquisa tem resposta imediata no que se refere a sua atuação na escola, pois os estudos refletem na qualificação e no estimulo à aprendizagem.
“Aplico as atividades aqui apreendidas na minha vivência em sala de aula. O Projeto serve como aperfeiçoamento”, explica Pereira.
Produção
Contando com a colaboração das professoras da Unemat, Elair de Carvalho, Márcia Elizabeti de Lima e Susanne Castrillon, as atividades do projeto estão sendo desenvolvidas desde fevereiro, contando com a assessoria técnica da doutora da Universidade de São Paulo, USP, Tânia Macedo.
O grupo se reúne uma vez por mês no campus da Unemat e, neste primeiro momento, está trabalhando com base no estudo comparatista entre os autores e obras. Na próxima etapa cada componente desenvolverá suas pesquisas produzindo artigos e ensaios, enfatizando, entre outros aspectos, a problemática das personagens femininas, a imagem estereotipada do negro, e a relação do homem com a terra.
Seminário
A socialização dos resultados alcançados pelo projeto será feita no I Encontro Regional de Literatura Comparada a ser realizado em Cáceres entre os dias 09 e 13 de novembro.
O evento reunirá professores e acadêmicos de Letras e áreas afins.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24927 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária