A Universidade de Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação está discutindo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a oferta de um Doutorado Interinstitucional ( Dinter) na área de Educação. A proposta da pró-reitoria é ampliar a possibilidade de qualificação do quadro docente da Unemat.
O primeiro contato foi estabelecido na semana passada, em Porto Alegre (RS), durante reunião entre o pró-reitor Laudemir Zart com a reitora da UFRGS, Wrana Maria Panizzi, a pró-reitora de pós-graduação Jocélia Grazia, diretora da Faculdade de Educação, Merion Bordas, coordenadora do programa de pós-graduação, Malvina do Amaral Dornelles e representações da Câmara de Pós-graduação da Universidade Gaúcha .
Na ocasião a reitora da UFRGS pontuou seu posicionamento favorável a parceria, propondo-se vir a Mato Grosso para assinar o convênio.
“Isto é um demonstrativo de como estamos avançando nos contatos com outras Universidades e como estas universidades estão assumindo compromissos com a nossa instituição com a visão ampla de desenvolvimento da ciência e tecnologia para o país”, afirma Zart
O próximo passo para a consolidação da parceria é construir o projeto do Dinter, identificando critérios, objetivos, justificativas e fontes de financiamento. “Esta construção será feita por meio de consulta coletiva” anuncia o coordenador de pós-graduação stricto sensu da Unemat, Alceu Zóia indicando a participação dos Institutos, Faculdades e dos candidatos a doutorado no processo.
O prazo para a pré-inscrição dos interessados em participar do projeto já está aberto e se estenderá até 2 de julho. Período em que os professores efetivos que tiverem intenção de participar da qualificação devem indicar a linha de pesquisa em que desejam atuar. (Veja aqui)
“Com posse dessas informações, estaremos montando o projeto em conjunto com a coordenadora de pós-graduação Malvina do Amaral Dornelles” afirma Zóia indicando outras colaborações como a das doutorandas da Unemat Maria Helena Paes, do Campus de Tangará da Serra e Jaqueline Pasuch de Sinop que estão em qualificação na UFRGS.
A expectativa é que o projeto seja consolidado até o mês de setembro e atenda cerca de 15 professores da Unemat.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24850 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária