A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio do Projeto 3º Grau Indígena, em conjunto com o Conselho Indigenista Missionário e o Departamento de Antropologia da UFMT coordenam entre os dias 19 e 21 de julho a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) voltada para a Ciência Indígena.
O evento conta com a participação de 100 professores indígenas, graduandos da Unemat no projeto 3º Grau Indígena, representando 35 etnias de todo o país.
Expressões da cultura, identidade, vivências e realidade desses povos serão discutidas em conferências, mesas-redondas, oficinas e grupos de trabalhos com base em temáticas como Discriminação e Intolerância Racial, Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cosmologia e Espiritualidade Indígena, Identidade Étnica; Saúde; Legislação, Terra, Hidrovia e Monocultura, incluindo abordagens sobre Política Afirmativas para Povos Indígenas e a Imagem do Índio na Mídia Nacional.
Tratando-se de educação específica e diferenciada para povos indígenas, os participantes da reunião discutirão a Elaboração de Currículo, Projeto Político Pedagógico e Produção de Material Didático nas escolas indígenas; Experiências com Escolas Diferenciadas, além do trabalho das organizações Indígenas e a atuação do Movimento de Professores Indígenas no Estado de Mato Grosso.
Entre as discussões serão abordados projetos de formação e qualificação para professores indígenas, em conferência a ser realizada no dia 20/07. Na ocasião, a experiência pioneira na América Latina, desenvolvida pela Unemat na oferta de ensino superior específico para professores indígenas, por meio do Projeto 3º Grau indígena, será apresentada.
MOTIVAÇÃO
A proposta da SBPC Indígena é segundo Elias Januário, coordenador do 3º Grau Indígena e um dos coordenadores do evento, dar visibilidade ao conhecimento e ao saber indígena dentro da perspectiva de um valor científico. “O que agente quer é que o saber indígena, o conhecimento dos índios, possa está sendo visto e discutido dentro de um evento como a SBPC com o mesmo valor que tem o saber e o conhecimento dos não-índios”, afirma Januário indicando o propósito de incorporar, a partir desta edição, a SBPC Indígena as demais reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência dentro da categoria Sênior.
Destaca-se entre os objetivos, a participação efetiva de representantes indígenas na reunião. Segundo Januário 80 % da programação é dirigida pelos índios que ministram conferências, coordenam mesas e apresentam trabalhos.
“Os não índios estão apenas assessorando, coordenando algumas mesas, mas quem são os autores e sujeitos de todo esse processo serão os índios”, elenca Januário.
A expectativa segundo a coordenação é de que 250 índios participem do evento, entre lideranças e professores indígenas de todo o país e acadêmicos do Projeto 3º Grau indígena. A SBPC conta também com a participação de pesquisadores, indigenistas e representações de instituições e entidades envolvidas com questões indígenas.
PIONEIRISMO
O Estado de Mato Grosso abriga em seu território mais de 39 povos indígenas contando com uma população de mais de 30 mil pessoas. No cenário educacional tornou-se pioneiro na América Latina na oferta do 3º Grau Indígena, desenvolvendo pela Universidade do Estado de Mato Grosso, cursos nas áreas de Línguas, Artes e Literatura, Ciências Matemática e da Natureza, e Ciências Sociais, que atende 200 professores de 33 etnias de 11 estados brasileiros.
A experiência que teve início em 2001 tem como base a formação em serviço. Os cursos são divididos em Etapas de Estudos Presencias, no Campus da Unemat em Barra do Bugres, e de Etapas de Estudos Cooperados de Ensino e Pesquisa desenvolvidas pelos acadêmicos nas comunidades de origem.
O Projeto 3º Grau Indígena é realizado por meio de uma parceria entre a Unemat a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Prefeitura de Barra do Bugres.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24919 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária