Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Varal Fotográfico atrai centenas de pessoas em Alto Araguaia
Arte
Varal Fotográfico atrai centenas de pessoas em Alto Araguaia
20/06/2011 16:38:31
por Coordenadoria de Comunicação Social

Uma corda de nylon, pegadores de roupa e dezenas de fotos penduradas. Com uma iniciativa simples, acadêmicos do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) montaram uma exposição de fotografias ao ar livre e atraíram centenas de pessoas a Praça da Igreja Matriz em Alto Araguaia. O 1º Varal Fotográfico contou com o envolvimento de 15 acadêmicos, um total de 120 imagens e um varal com cerca de 120 metros de extensão.

O 1º Varal Fotográfico começou às 17h e se estendeu até as 22h15. As fotos ficaram na parte frontal da praça, fixadas apenas uma moldura e presas em um varal com pegadores de roupas em uma corda de nylon. As fotografias expostas foram em estilo livre, ou seja, sem uma temática específica, mas o público pode ver paisagens, fotos de animais, contrastes e flagrantes do cotidiano.

O trabalho de montagem para exposição começou às 15h. Às 16h50, o varal já estava montado e as fotos fixadas. Assim que tudo ficou organizado pelos acadêmicos, as pessoas começaram a chegar. Como a Praça da Igreja fica nas margens da BR-364, no centro de Alto Araguaia, muitas pessoas ficaram curiosas e pararam para ver o que estava acontecendo. Assim que tomaram conhecimento que se tratava de uma exposição fotográfica, se aproximaram e não escondiam o encantamento com as imagens expostas.

Assim que o sol se pôs, o número de pessoas visitando a exposição aumentou consideravelmente. Crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade se impressionaram com a qualidade dos trabalhos e principalmente com a riqueza de detalhes em cada imagem. Os organizadores do evento estimam que entre 900 e mil pessoas tenham passaram pelo 1º Varal Fotográfico para ver de perto as imagens.

O professor mestre Lawrenber Adivíncula da Silva, um dos envolvidos na organização do 1º Varal Fotográfico, ficou contente com a visitação do público e com a qualidade dos trabalhos. “Muita gente veio prestigiar o evento. Ações como essas só estreitam a relação entre a comunidade e a universidade”.

A coordenadora político/pedagógica e financeira do Campus da Unemat em Alto Araguaia, Edileusa Gimenes Moralis, que visitou a exposição, mostrou contentamento e destacou a importância do Varal Fotográfico. “Além de uma representação de imagens, mas é uma oportunidade de mostrar que há uma história por trás da fotografia. Afinal de contas, é um momento que ficou eternizado. São imagens compõem um mosaico de olhares”.

Além da exposição fotográfica, o 1º Varal também contou a exposição de livros e revistas especializados em fotografia. O professor de fotojornalismo do campus da Unemat de Alto Araguaia, mestre Iuri Barbosa Gomes, promoveu uma espécie de workshop que tratou sobre algumas técnicas e funcionamento de câmeras fotográficas.

O acadêmico Marcos Cardial, precursor da iniciativa, disse que as ações não param por aí. Surpreso com o envolvimento do público antecipou que a ideia é organizar no futuro eventos envolvendo exposições fotográficas. A próxima edição do Varal Fotográfico promete ser ainda mais surpreendente para o público, pois tende a abarcar temas ainda mais variados, como foto urbana, retratos, preto e branco, imagens manipuladas por programas de edição de imagens. “O 1º Varal Fotográfico é um evento que marca uma nova perspectiva para ações futuras em torno da fotografia em Alto Araguaia. Nossa idéia agora é que atrair um grupo de universitários e montar uma espécie de foto clube para que possamos fazer saídas, passeios e circuitos fotográficos”, propõe o acadêmico que atualmente está no sexto semestre de jornalismo.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada