Deu início na tarde de hoje (16) no campus Universitário “Jane Vanini” os minicursos ofertados na segunda edição do Seminário de Meio Ambiente Urbano(SEMAU) promovido pelos departamentos de Ciências Jurídicas e Geografia da Unemat em Cáceres. No período da noite , a partir das 19h00 no auditório do Cine Xin, a programação traz palestra que discute a patrimônio histórico e urbano com participação de pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro(UFRJ) e da Grande Dourado( UFGD)
O SEMAU teve início na noite de ontem (15) , no auditório do Cine Xin com a palestra “O espaço urbano: desafios e dilemas das cidades brasileiras no século XXI”apresentada pela professora da Universidade de São Paulo,professora doutora Fabiana Valdoski Ribeiro e o professor Nathan Belcavello de Oliveira que é servidor público do Ministério das Cidades.
O seminário é uma atividade extensionista inserido no projeto "A possibilidade de sustentabilidade e desenvolvimento bairrial a partir da implantação da ZPE em Cáceres” que é coordenado pela professora do Departamento de Direito Evelyn Dan, que juntamente com as professoras do Departamento de Geografia Tania Paula da Silva e Dilma Lourença da Costa coordenam o evento.
A iniciativa de apresentar um evento interdepartamental foi parabenizada pelas autoridades acadêmicas da Unemat presente na abertura oficial do evento. Uma ação que traz na essência a interdisciplinariedade , como destacou a Pró-reitora de Ensino e Graduação(Proeg) da Unemat, Ana Maria Di Renzo, que no ato representou o reitor da Unemat, Adriano Silva.
O coordenador do campus de Cáceres ,Anderson Amaral, falou da importância da temática proposta pelo evento já que o último censo do IBGE demostrou que mais de 85% da população brasileira vive nas cidades. Ele fez um apanhado sobre o processo de urbanização no Brasil e os problemas que se resultaram desse processo. “ Ficou a cargo dos municípios promover a revolução urbana”, frisou o coordenador falando do difícil papel dos gestores municipais frente a menor fatia do orçamento dos entes federativos.
Participaram do ato de abertura o chefe do departamento de Geografia Ronaldo José Neves, o Diretor da Fadir Marcelo Horn, diretor do ICSA Evaldo Ferreira, e assessora de Gestão de Cultura da Pró-reitora de Extensão e Cultura(Proec), Leila Delmadi, que no ato representou a pró-reitora Juliana Mattiello. O professor do Departamento de História da Unemat Paulo Ferreira da Cunha foi o representante da OAB/MT no evento.
Estatuto da cidade
A mobilização popular foi o eixo das falas dos convidados da palestra de abertura. Fabiana destacou a a implantação do Estatuto da Cidade e da necessidade dos Planos Diretores exigidos pela legislação. Para ela , esses instrumentos devem ser incorporados pela população sob o risco de serem utilizados pelo mercado imobiliário. Na mesma linha o professor Nathan, falou da necessidade da mobilização popular para que instrumentos como audiências publicas, orçamento participativo possam refletir um projeto de cidade inclusiva e que otimizem as estruturas que garantam o direito a moradia de forma digna.
O Semau segue até 17 em Cáceres com palestras a noite realizadas no Cine Xin e minicursos no período vespertino. O evento tem financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso e recebe o apoio da Coordenação do Campus da Unemat em Cáceres
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24766 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária